Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma cela de reação para promover estudos in situ e em operando de catalisadores pelas técnicas de difração e absorção de raios X no LNLS

Processo: 12/17942-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Cristiane Barbieri Rodella
Beneficiário:Cristiane Barbieri Rodella
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados:Dean Howard Barrett ; Santiago José Alejandro Figueroa
Assunto(s):Radiação síncrotron  Difração por raios X 

Resumo

O presente projeto visa o desenvolvimento de um reator do tipo plug-flow em geometria capilar para medidas de difração (XRD) e absorção de raios X (XAS) in situ com a possibilidade do uso em altas pressões de trabalho (20-50 bar) e altas temperaturas (1000oC). Esta cela permitirá a correlação direta dos resultados obtidos pelas duas técnicas, pois as análises serão executadas nas mesmas condições experimentais. As propriedades catalíticas: atividade, seletividade e estabilidade poderão ser avaliadas durante o processo de caracterização estrutural e eletrônica dos catalisadores, através do uso de um micro cromatógrafo a gás (micro-GC) acoplado na saída da cela de reação. Isto possibilitará a execução de experimentos em operando condition e permitirá a correlação das interações entre as características estruturais e as propriedades catalíticas. A cela de reação será desenvolvida e aperfeiçoada por um pós-doc do grupo XRD e conta com o auxílio de uma equipe de pesquisadores vinculados às linhas de luz de XRD, XAS e XDS do LNLS. Após o comissionamento, reator capilar e acessórios estarão disponíveis para toda a comunidade de usuários do LNLS que tenham interesse no estudo de catalisadores heterogêneos e outros materiais funcionais em condições ambientais controladas (in-situ) ou em associação com as medidas de atividade e seletividade (operando condition). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETT, D. H.; FORBES, R. P.; RODELLA, C. B. In situ and operando x-ray diffraction and x-ray absorption studies of Co?TiO2 dry methane reforming catalysts. JOURNAL OF PHYSICS D-APPLIED PHYSICS, v. 53, n. 4 JAN 23 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.