Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil molecular e diversidade taxonômica de assembléias de cianobactérias em crostas biológicas de solos de cerrado

Resumo

Crostas biológicas (CBs) são comunidades complexas, que podem ser constituídas por cianobactérias, algas verdes, fungos microscópicos, bactérias, liquens e musgos, e são comumente encontradas em solos de diferentes tipos ambientes, principalmente nos mais áridos. Atualmente, a importância dessas comunidades é amplamente reconhecida em diferentes aspectos como na estabilização do solo, influência na penetração de água e fixação e transferência de nutrientes (em especial, carbono e nitrogênio). Nessas comunidades, as cianobactérias destacam-se em relação à frequência de ocorrência e papel em diferentes processos ecológicos. No Brasil, o bioma cerrado é um dos ambientes que proporciona o desenvolvimento das CBs, onde ocorrem em elevada frequência e abundância. Entretanto, não há estudos sobre essas comunidades em território brasileiro. Dessa forma, o projeto apresentado propõe iniciar os estudos das CBs, a partir do levantamento de um de seus componentes mais relevantes, as cianobactérias, em termos de perfil molecular das assembleias e avaliações taxonômicas de espécies encontradas. Os resultados previstos também permitirão a comparação da biota encontrada entre diferentes ambientes estudados e a caracterização de parâmetros ambientais de ocorrência das diferentes espécies e assembleias. Os trabalhos de campo serão realizados nos Parques Nacionais da Serra da Canastra e Serra do Cipó, ambos em MG, e uma área adicional (um parque estadual) em SP, ainda a ser definida após visita prévia. As assembleias de cianobactérias das diferentes localidades serão avaliadas do ponto de vista molecular, utilizando a abordagem de biblioteca genômica, que permitirá o conhecimento do perfil do grupamento e a comparação entre assembleias de diferentes locais e condições ambientais. Os espécimes estudados taxonomicamente serão provenientes diretamente do material da natureza e também a partir de cultivos artificiais. Nos dois casos, os organismos serão identificados com base em critérios taxonômicos tradicionais e, para organismos de interesse, também por métodos moleculares (gene 16S rRNA). O grupo de trabalho é qualificado e conta com especialistas nas diferentes abordagens propostas. O projeto é considerado relevante uma vez que aborda tema de interesse do conhecimento da biodiversidade, bem como enfoca um componente fundamental na ecologia de biomas como o cerrado. Além dos produtos específicos esperados (artigos científicos, monografias, dissertação e formação de pessoal qualificado), considera-se o estabelecimento dessa linha de pesquisa como um dos principais pontos positivos da proposta, que pode se tornar o ponto de partida para abordagens complementares e derivadas. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, MARIELLEN DORNELLES; MACHADO-DE-LIMA, NATHALI MARIA; ZANINI BRANCO, LUIS HENRIQUE. Polyphasic approach using multilocus analyses supports the establishment of the new aerophytic cyanobacterial genus Pycnacronema (Coleofasciculaceae, Oscillatoriales). JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 55, n. 1, p. 146-159, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.
LEMES-DA-SILVA, NADIA M.; GAREY, MICHEL V.; BRANCO, LUIS H. Z. Floristic diversity, richness and distribution of Trentepohliales (Chlorophyta) in Neotropical ecosystems. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 40, n. 4, p. 883-896, DEC 2017. Citações Web of Science: 1.
BUCH, BRUNA; MARTINS, MARIELLEN DORNELLES; BRANCO, LUIS HENRIQUE Z. A widespread cyanobacterium supported by polyphasic approach: proposition of Koinonema pervagatum gen. & sp nov (Oscillatoriales). JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 53, n. 5, p. 1097-1105, OCT 2017. Citações Web of Science: 2.
MARTINS, MARIELLEN DORNELLES; ZANINI BRANCO, LUIS HENRIQUE. Potamolinea gen. nov (Oscillatoriales, Cyanobacteria): a phylogenetically and ecologically coherent cyanobacterial genus. INTERNATIONAL JOURNAL OF SYSTEMATIC AND EVOLUTIONARY MICROBIOLOGY, v. 66, n. 9, p. 3632-3641, SEP 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.