Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse, esgotamento profissional e estratégias de enfrentamento entre profissionais de saúde

Processo: 12/24761-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
Beneficiário:Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental  Pessoal de saúde  Esgotamento profissional  Estresse profissional  Enfrentamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | estresse | Saúde Mental | Promoção de Saúde Mental

Resumo

Estudos referem que o ambiente hospitalar gera estresse de várias naturezas e em vários níveis. Considerando essas questões, observa-se que o estresse relacionado à prática profissional, acrescido pelo desconhecimento dos sintomas patológicos decorrentes e estratégias ineficazes de enfrentamento dos problemas, pode fazer com que os profissionais desenvolvam a Síndrome de Burnout. Objetiva-se analisar a prevalência e os fatores associados ao estresse ocupacional e ao esgotamento profissional (Síndrome de Burnout) entre técnicos e auxiliares de enfermagem e identificar suas estratégias de enfrentamento. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa. Serão aplicados: Questionário de dados sociodemográficos e laborais, a Escala de Modo de Enfrentamento de Problemas (EMEP), o Maslach Burnout Inventory (MBI) e a Job Stress Scale (JSS). A população corresponde a 1.055 técnicos e auxiliares de enfermagem de um hospital universitário do interior paulista. Para o cálculo amostral da amostra aplicou-se a fórmula usual N = Z2.p.q / E2, onde Z=1,96, p=0,50 e E=0,05. Admitiu-se 20% para fator de confusão ficando a amostra final correspondente a 338 sujeitos. O processo de aleatorização da amostra foi feito através do programa SPSS versão 16.0. O projeto tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Para a análise dos dados será utilizada a estatística descritiva sendo de Frequência Simples para as variáveis categóricas e de Tendência Central para as variáveis quantitativas. A associação entre as variáveis de estudo será analisada a partir do modelo de Regressão Logística Multivariada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA; CARDOSO, LUCILENE; BASTOS TEIXEIRA, CARLA ARAUJO; PEREIRA, SANDRA DE SOUZA; REISDORFER, EMILENE. Associação entre depressão e estresse laboral em profissionais de enfermagem de nível médio. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 4, p. 733-740, . (12/24761-8)
DA SILVA GHERARDI-DONATO, EDILAINE CRISTINA; CARDOSO, LUCILENE; BASTOS TEIXEIRA, CARLA ARAUJO; PEREIRA, SANDRA DE SOUZA; REISDORFER, EMILENE. Association between depression and work stress in nursing professionals with technical education level. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 23, n. 4, p. 8-pg., . (12/24761-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: