Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação do ácido 5-aminolevulínico e seus derivados na terapia fotodinâmica do câncer de pele em modelo animal: avaliação in vitro e in vivo em camundongos sem pelo

Processo: 00/02109-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2000 - 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Beneficiário:Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de medicamentos e entorpecentes  Fotoquimioterapia  Neoplasias  Cromatografia líquida 

Resumo

A terapia fotodinâmica (TFD) constitui modalidade promissora no tratamento de tumores cutâneos tipo não-melanoma, a qual combina fármaco fotossensibilizante, luz e oxigênio para eliminar as células tumorais. O ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) é um precursor de porfirinas endógenas na via biossintética do heme. Quando aplicado topicamente, induz à produção de Protoporfirina IX, substância fotodinamicamente ativa. Por ser substância altamente hidrofílica, o 5-ALA apresenta limitada penetração nos tecidos tumorais, ocasionando resultados relativamente insatisfatórios no tratamento de tumores cutâneos mais invasivos. A otimização da TFD pode ser feita através de modificações químicas na estrutura do fármaco, como a síntese de derivados que seja mais lipofílicos e que possuam coeficiente de partilha mais adequado para penetração cutânea. O presente projeto visa à obtenção e à avaliação da eficácia in vitro/in vivo de derivados ésteres de 5-ALA na TFD do câncer de pele, induzido por luz ultravioleta em camundongos sem pelo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ROSA‚ F.S.; LOPEZ‚ R.F.V.; THOMAZINE‚ J.A.; TEDESCO‚ A.C.; LANGE‚ N.; BENTLEY‚ M.V.L.B. In vitro metabolism of 5-ALA esters derivatives in hairless mice skin homogenate and in vivo PpIX accumulation studies. PHARMACEUTICAL RESEARCH, v. 21, n. 12, p. 2247-2252, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.