Auxílio à pesquisa 13/01536-1 - Leishmaniose, Leishmania mexicana - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações Leishmania amazonensis-macrófago: mudanças homeostáticas associadas a super-expressão de HSP70. Perfil celular de lesões leishmanióticas: efeitos de inibidores de Gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase

Resumo

A leishmaniose figura como importante problema de Saúde Publica, não há vacinas de uso comercial, há relatos de falhas e resistência terapêuticas e efeitos colaterais dos compostos, e o conhecimento é limitado dos fatores do hospedeiro e das espécies de Leishmania que influenciam na patogênese. Esse projeto, dividido em três subprojetos, relaciona-se ao estudo da interação parasita-macrófago nos modelos in vivo e in vitro com L. amazonensis: 1) Mudanças homeostáticas associadas a super-expressão de HSP70 em L. amazonensis. As chaperonas HSPs (heat shock protein) estão envolvidas nas respostas protetoras a diversos estresses. A abordagem experimental de super-expressão é fundamental para testar a hipótese de que HSPs estão envolvidas em proteção/homeostase do parasita e na identificação de processos biológicos desencadeados por essa proteína. Nosso objetivo é induzir a superexpressão de HSP70 em promastigotas e avaliar virulência, infectividade e respostas ao estresse microambiental. 2) Perfil celular de lesões leishmanióticas. O estudo da dinâmica celular intralesional permitirá o entendimento dos mecanismos de modulação e alteração de fenótipo de macrófagos durante o processo infeccioso. O objetivo é estudar as células retiradas de lesões de camundongos infectados com L. amazonensis, fenotipando e analisando suas respostas a ativadores clássicos e fármacos anti-Leishmania. 3) Inibidores de gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase no controle da infecção. O objetivo é testar o potencial de inibidores sintéticos da gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase, enzima importante na via glicolitica de tripanossomatídeos, no controle da infecção com L. amazonensis. Especificamente pretendemos avaliar a possível atividade leishmanicida dos compostos sintéticos em promastigotas, macrófagos infectados e camundongos susceptíveis. O conjunto de dados revelará o envolvimento de HSP70 em processos biológicos do parasita, o perfil das células hospedeiras ex vivo e o potencial de inibidores sintéticos da enzima gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase no controle da infecção, possibilitando a identificação de alvos terapêuticos e o aperfeiçoamento de tratamentos já estabelecidos para essa patologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DHORM PIMENTEL DE MORAES, ALESSANDRA REGINA; TAVARES, GUILHERME DINIZ; SOARES ROCHA, FRANCISCA JANAINA; DE PAULA, ENEIDA; GIORGIO, SELMA. Effects of nanoemulsions prepared with essential oils of copaiba- and andiroba against Leishmania infantum and Leishmania amazonensis infections. Experimental Parasitology, v. 187, p. 12-21, . (13/01536-1)
ORTEGA, VANESSA; GIORGIO, SELMA; DE PAULA, ENEIDA. Liposomal formulations in the pharmacological treatment of leishmaniasis: a review. Journal of Liposome Research, v. 27, n. 3, p. 234-248, . (14/12443-7, 13/01536-1)
ORTEGA, VANESSA; RADAIC, ALLAN; DE JESUS, MARCELO BISPO; DE PAULA, ENEIDA; GIORGIO, SELMA. Improved efficacy of meglumine antimoniate incorporated in anionic liposomes against Leishmania infantum infecting canine macrophages. Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 74, n. 6, p. 9-pg., . (14/12443-7, 15/23767-0, 13/01536-1)