Busca avançada
Ano de início
Entree

Geocronologia das rochas da Coluna White: implicações na proveniência sedimentar e evolução geológica da Bacia do Paraná

Processo: 13/02346-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Marly Babinski
Beneficiário:Marly Babinski
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Carlos Rocha-Campos
Bolsa(s) vinculada(s):13/16657-9 - Preparação de amostras geológicas para análises de proveniência (Sm/Nd, HF, U-Pb), BP.TT
Assunto(s):Geocronologia  Zircão  Deposição de sedimentos  Paleoambientes  Háfnio 

Resumo

O estudo de minerais detríticos, particularmente o zircão, se estabeleceu como uma abordagem extremamente útil para a interpretação da composição e história de sedimentos modernos e antigos. Em relação à Bacia do Paraná, estudos de proveniência são em número ainda reduzido, devido à sua enorme dimensão e espessura, com pacotes sedimentares representativos de diversos ambientes deposicionais. Sendo assim, sua história e evolução são ainda pouco conhecidas, inclusive sua origem. O presente projeto objetiva utilizar a geocronologia U-Pb em zircão detrítico e de níveis de cinza vulcânicas, se encontradas, para estabelecer limites de idade de deposição das unidades aflorantes na região da Coluna White, estado de SC, visando contribuir para o entendimento da origem e história deposicional da Bacia do Paraná, um dos mais importantes registros do Gondwana disponíveis no planeta.Serão também obtidas idades modelo Sm-Nd (TDM) em rocha total, para auxílio na identificação de áreas fontes, e isótopos de Hf, para permitir a identificação de fontes juvenis ou crustais. Todos os dados isotópicos serão associados a outros disponíveis na literatura sobre a proveniência desses estratos sedimentares, tais como, paleocorrentes, paleoventos, estrias glaciais e mapa de isópacas. A análise conjunta permitirá a interpretação paleoambiental completa da região estudada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANILE, FERNANDA M.; BABINSKI, MARLY; ROCHA-CAMPOS, ANTONIO C. Evolution of the Carboniferous-Early Cretaceous units of Parana Basin from provenance studies based on U-Pb, Hf and O isotopes from detrital zircons. GONDWANA RESEARCH, v. 40, p. 142-169, DEC 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.