Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de bioenergia no processamento de vinhaça: avaliação de reatores

Processo: 13/06807-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 10 de julho de 2013 - 03 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eduardo Cleto Pires
Beneficiário:Eduardo Cleto Pires
Pesquisador visitante: René Bañares-Alcántara
Inst. do pesquisador visitante: University of Oxford, Inglaterra
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Bioenergia  Reatores anaeróbios  Hidrogênio  Metano  Vinhaça 

Resumo

A presente proposta insere-se no Projeto Temático "Produção de Bioenergia no Tratamento de Águas Residuárias e Adequação Ambiental dos Efluentes e Resíduos Gerados, Proc. n. 2009/15984-0". A equipe de pesquisa tem tido sucesso no levantamento de conhecimento fundamental e aplicado relativos à produção de metano e hidrogênio, principalmente por meio de processamento anaeróbio de vinhaça. Aspectos relacionados à viabilidade econômica-ambiental dos processos pesquisados podem ser agora estudados para indicação de quais são as tecnologias mais promissoras para o setor produtivo. Métodos multicriteriais para ajuda à decisão são empregados nesse campo de estudo, no entanto, requerem avaliação cuidadosa dos reatores e das operações unitárias usadas nos processos de tratamento. Assim, propõe-se a vinda do Prof. René Bañares-Alcántara, do Departamento de Ciências da Engenharia da Universidade de Oxford que, com sua expertise nesses dois campos, poderá dar forte impulso a essa área no grupo de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUKE OGILVIE THOMPSON; ALEXANDRE BEVILACQUA LEONETI; RENÉ BAÑARES-ALCÁNTARA; EDUARDO CLETO PIRES. Using game theory to assess multi-company strategies in watershed management. Rev. Ambient. Água, v. 11, n. 3, p. 535-547, Set. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.