Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da disfunção endotelial e hemostática em pacientes com síndrome antifosfolípide primária

Processo: 13/02785-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Rosangela de Paula Silva Soares
Beneficiário:Rosangela de Paula Silva Soares
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome antifosfolipídica  Fator de Von Willebrand  Trombose  Púrpura trombocitopênica trombótica  Endotélio 

Resumo

A disfunção endotelial, envolvendo células endoteliais, plaquetas e leucócitos, está presente na síndrome antifosfolípide primária (SAF), associando-se ao risco aumentado de trombose e menor sobrevida. Estudos sobre disfunção microvascular são escassos em SAF primária. Os objetivos do estudo são: caracterizar a disfunção endotelial manifesta em pacientes com SAF primária, através da dosagem de marcadores bioquímicos e correlacionar com os títulos de anticorpos (anticoagulante lúpico, anticardiolipina e anti ²2 glicoproteína); e a capacidade de ligação do FVW com o FVIII; investigar a atividade fibrinolítica desses pacientes e a sua ativação plaquetária. Pretendemos registrar, nos pacientes incluídos a eventual ocorrência de episódios de sangramento, alterações tomográficas compatíveis com a presença de trombose arterial e ou venosa. Acreditamos que a melhor compreensão da anti-coagulação oral e das alterações relacionadas à disfunção endotelial e trombose teriam grandes implicações na escolha do tratamento, na decisão pela utilização de terapêuticas anticoagulantes associadas. Além disto, o estudo dessas alterações em pacientes com SAF poderia trazer elementos para o entendimento da ligação entre lesão endotelial e título de anticorpos antifosfolípide no cenário da coagulação e trombose na síndrome antifosfolípide primária. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, NATALIA MASTANTUONO; BYDLOWSKI, SERGIO PAULO; SILVA SOARES, ROSANGELA PAULA; OLIVEIRA DE ANDRADE, DANIELI CASTRO; BONFA, ELOISA; COSTA SEGURO, LUCIANA PARENTE; BORBA, EDUARDO FERREIRA. ABO blood group in primary antiphospholipid syndrome: influence in the site of thrombosis?. JOURNAL OF THROMBOSIS AND THROMBOLYSIS, v. 40, n. 3, p. 374-378, OCT 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.