Busca avançada
Ano de início
Entree

Separação imunomagnética associada a bacteriófago para diagnóstico de Salmonella enterica em carne de frango

Processo: 13/04365-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2013 - 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Raphael Lucio Andreatti Filho
Beneficiário:Raphael Lucio Andreatti Filho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos de corte  Contaminação  Salmonella typhimurium  Salmonella enteritidis  Salmonella heidelberg  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

O principal fator de risco para a produção de aves é o controle de infecções por Salmonella spp. O ambiente de criação é propício para a contaminação por este patógeno acarretando riscos à saúde pública quando presente na carne e ovos, o que gera insegurança no consumidor final. A técnica preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para diagnóstico deste micro-organismo é o exame bacteriológico. Apesar de ser um método confiável e eficaz a demora de até cinco dias para obter o diagnóstico final é sua grande desvantagem. Utilizaremos três sorovares de Salmonella (Enteritidis, Typhimurium e Heidelberg) para infectar artificialmente amostras de carne de frango resfriada para posterior análise pelos métodos bacteriológico, molecular e separação imunomagnética associada a bacteriófago. Com esta pesquisa propomos um método de diagnóstico de Salmonella spp. mais ágil que os disponíveis e igualmente sensível. Ao compararmos a fago detecção com os métodos de diagnóstico microbiológico e por PCR poderemos inferir as vantagens e desvantagens de cada técnica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, ISADORA M. O.; PEREIRA, LARISSA Q.; SILVA, ISABELLA G. O.; ALTARUGIO, RAFAELA; SMANIOTTO, BRUNA D.; SILVA, TARCISIO M.; OKAMOTO, ADRIANO S.; ANDREATTI FILHO, RAPHAEL L. Comparison of three diagnostic methods for Salmonella enterica serovars detection in chicken rinse. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 38, n. 7, p. 1300-1306, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.