Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância do ambiente obesogênico na população de alta vulnerabilidade social em Campinas, SP

Processo: 12/25438-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Segall Corrêa
Beneficiário:Ana Maria Segall Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesq. associados:Leticia Marin Leon
Assunto(s):Obesidade  Consumo de alimentos  Homens  Meio ambiente construído 

Resumo

No Brasil, entre 1974/75 e 2008/09 a prevalência de obesidade entre os homens aumentou mais de quatro vezes, passando de 2,8% para 12,4% e entre as mulheres duas vezes, passou de 8,0%, para 16,9%. O aumento da obesidade tem abrangido todas as classes sociais, sendo que diversos estudos apontam um comprometimento maior da população de baixa renda. Objetivo: Identificar fatores individuais e ambientais associados ao sobrepeso/obesidade. Métodos: Trata-se de um estudo misto que utiliza informações primárias individuais e do ambiente. Serão analisados dados do "Inquérito de base populacional sobre segurança e insegurança alimentar em Campinas SP: determinantes, consequências para a saúde e evolução dos padrões de prevalência entre 2003 a 2009", apoiado pela FAPESP com amostra de 536 adultos com 18 anos ou mais, com dados completos de caracterização domiciliar e saúde dos indivíduos. Adicionalmente, serão coletados dados do ambiente construído, principalmente da disponibilidade local de alimentos saudáveis, além das características físicas do bairro. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
A importância do ambiente obesogênico na população de alta vulnerabilidade social em Campinas/SP. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.