Busca avançada
Ano de início
Entree

Valor prognóstico da detecção de micrometástases em pacientes portadores de melanoma cutâneo submetidos à pesquisa de linfonodo sentinela

Processo: 13/01788-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:João Pedreira Duprat Neto
Beneficiário:João Pedreira Duprat Neto
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Eduardo Bertolli
Assunto(s):Linfonodos  Micrometástase de neoplasia  Melanoma  Biópsia de linfonodo sentinela 

Resumo

O estudo do linfonodo sentinela é ferramenta importante no estadiamento de pacientes com melanoma cutâneo, uma vez que o achado de micrometástases denota comprometimento linfonodal nesses doentes. Entretanto, fatores como tamanho, distribuição e localização dessas metástases ainda não estão totalmente incorporados na condução desses casos. Objetivos: Avaliar a importância das micrometástases e variáveis correlatas como fatores prognósticos em pacientes com melanoma cutâneo. Material e métodos: Análise retrospectiva dos pacientes portadores de melanoma cutâneo submetidos a pesquisa de linfonodo sentinela pelo Núcleo de Câncer de Pele & Dermatologia do Hospital AC Camargo entre 2000 a 2010. Serão estudados os prontuários desses pacientes para coleta de dados inerentes ao tumor primário, linfonodo sentinela e evolução clínica desses pacientes, para posterior análise estatística. Os achados de anatomia patológica relativos ao estudo dos linfonodos sentinelas serão revisados para através da mensuração das micrometástases em apério para resultados mais precisos. As características dos linfonodos sentinelas positivos serão correlacionadas com a evolução desses pacientes, especialmente no que tange a necessidade de tratamento complementar com linfadenectomia regional; sobrevida global e livre de doença. Resultados esperados: A partir dos dados obtidos, avaliar-se-à a manutenção da conduta preconizada hoje que consiste na linfadenectomia regional para todos pacientes com sentinela positivo; bem como quais fatores são relevantes para se optar por essa conduta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTOLLI, EDUARDO; DE MACEDO, MARIANA PETACCIA; LOPES PINTO, CLOVIS ANTONIO; DAMASCENA, ALINE SANTOS; MOLINA, ANDRE SAPATA; DUPRAT NETO, JOAO PEDREIRA. Metastatic area ratio can help predict nonsentinel node positivity in melanoma patients. Melanoma Research, v. 26, n. 1, p. 42-45, FEB 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.