Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação cito e histológica da biópsia retro-papilar na predição do comprometimento neoplásico da papila em pacientes com carcinoma de mama

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a acurácia da biópsia retro-papilar (BRP) na predição do comprometimento da papila em mulheres com carcinoma de mama. Será desenvolvido um estudo tipo teste diagnóstico com 65 pacientes, com indicação de mastectomia com retirada do complexo areolo-papilar (CAP) ou quadrantectomia central, tratadas no CAISM/UNICAMP. Após a cirurgia proposta, o CAP será dissecado numa espessura aproximada de 5 mm simulando-se a dissecção de retalho tipo nipple-sparing. Então, uma amostra do tecido retro-papilar será obtida. Será realizado um imprint das margens papilar e mamária deste espécime e, posteriormente, avaliação histopatológica (por congelação e parafina). A papila e a BRP serão avaliados separadamente do espécime da mastectomia pelo patologista. Os achados histopatológicos dos dois espécimes serão comparados a fim de se avaliar a acurácia da BRP na predição do comprometimento da papila. A presença de neoplasia na papila e na BRP serão analisados considerando-se as seguintes variáveis de controle: idade da paciente, estado menopausal, tamanho e localização do tumor na mama, distância do tumor ao CAP, presença de componente intraductal extenso, tipo histológico do tumor e avaliação dos receptores hormonais, HER-2 e Ki-67. As variáveis quantitativas serão analisadas usando teste T Student e as qualitativas o Qui-quadrado. Serão calculados a sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP), valor preditivo negativo (VPN) e acurácia bem como seus intervalos de confiança da BRP (citologia e histologia) levando-se em conta a histologia da papila como padrão ouro. A análise será feita com o software SAS 9.2 e será determinado um nível de significância de 5 %. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE, GIULIANO M.; TOMAZINI, MARIA VIRGINIA; OLIVEIRA, ANDRE; MOREIRA, LUCIANA; TOCCHET, FERNANDO; WORSCHECH, ADRIANA; TORRESAN, RENATO Z. Accuracy of frozen section, imprint cytology, and permanent histology of sub-nipple tissue for predicting occult nipple involvement in patients with breast carcinoma. Breast Cancer Research and Treatment, v. 153, n. 3, p. 557-563, OCT 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.