Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva de duas espécies simpátricas da família Gymnophthalmidae na região das dunas do Rio São Francisco, BA

Processo: 13/03318-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Beneficiário:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal  Gymnophthalmidae  Lagartos  Feromônios sexuais 

Resumo

A descrição da biologia reprodutiva de répteis tem permitido formular hipóteses sobre a evolução de sua história de vida, compreender melhor as forças de seleção natural que atuam sobre determinada espécie e montar estratégias de conservação mais eficazes. A família Gymnophthalmidae reúne lagartos neotropicais de pequeno e médio porte que apresentam elevada diversidade morfológica e de hábitats. Os gêneros de gimnoftalmídeos que compõem a tribo Gymnophthalmini são conhecidos por possuir representantes que apresentam corpos serpentiformes com redução acentuada dos membros. Apesar de serem alvos de estudos moleculares recentes, o conhecimento acerca de sua biologia reprodutiva é praticamente nulo. Calyptommatus leiolepis e Nothobachia ablephara são espécies simpátricas, serpentiformes e o pouco que se sabe sobre sua ecologia, que restringe-se basicamente a estudos de hábitos alimentares e competição interespecífica por recursos. Este projeto pretende descrever e comparar a biologia reprodutiva destas duas espécies, buscando identificar o período reprodutivo, a razão sexual, o tamanho, peso e idade à maturidade sexual nos dois sexos, a ocorrência de dimorfismo sexual e os fatores abióticos relacionados com o início do período reprodutivo. Também será caracterizada e comparada a composição química dos ferormônios das duas espécies, através da secreção dos poros pré-anais e de esfregaços cloacais com o intuito de verificar a importância potencial destes fatores na comunicação química entre as espécies de gimnoftalmídeos serpentiformes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIRO, CAROLINA NISA; TEIXEIRA JUNIOR, MAURO; RODRIGUES, MIGUEL TREFAUT. Reproductive Biology of Three Sympatric Species of Gymnophthalmid Lizards from the Sand Dunes of the Middle Sao Francisco River, Bahia, Brazil. South American Journal of Herpetology, v. 12, n. 1, p. 76-88, APR 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.