Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tempo de tratamento com zilpaterol e do período de confinamento no desempenho, características de carcaça e qualidade de carne de bovinos Nelore

Resumo

No Brasil, as projeções de produção de carne bovina indicam que o setor deve apresentar intenso dinamismo nos próximos anos, principalmente após a aprovação de agonistas dos receptores beta-adrenérgicos (A²A) concedida pelo MAPA em junho de 2012. O cloridrato de zilpaterol (HZ) é um composto sintético pertencente ao grupo dos A²A que permite melhorar a eficiência alimentar, aumentando a produção de carne por unidade de área. Bovinos suplementados com HZ apresentam maior taxa de ganho de peso, melhor conversão alimentar, aumento do peso de carcaça quente e dos rendimentos de carcaça e de desossa. Entretanto, a quantidade de gordura intramuscular e subcutânea pode ser reduzida ou não e a força de cisalhamento (FC) das carnes de animais tratados com HZ é aumentada, até mesmo em carnes que passaram pelo processo de maturação. Dessa forma, a estimulação elétrica das carcaças pode ser uma alternativa para diminuir a FC de animais que foram suplementados com ZH. Porém, grande parte dos dados de HZ em literatura provém de experimentos conduzidos no exterior, principalmente Estados Unidos, o qual mantém animais Bos taurus em sistema de confinamento por aproximadamente 140 dias. No Brasil, o tempo de confinamento médio é de 84 dias e grande parte dos bovinos é de origem zebuína (Bos indicus). Existe apenas um experimento avaliando o HZ no desempenho e características de carcaça de bovinos Nelore terminados em confinados, sendo este conduzido pelo nosso grupo (LANNA et al., 2009). Entretanto, os animais foram suplementados por 47 dias (6 mg/kg na MS de HZ), sendo que a dieta continha 60% de silagem de milho e elevado teor de proteína bruta (15,7% na MS). Quanto à qualidade de carne de zebuínos tratados com HZ, ainda não há dados em literatura. Este projeto tem como objetivo avaliar o efeito do HZ (0, 20, 30 e 40 dias) e do período de confinamento (90 e 120 dias) no desempenho, características de carcaça e qualidade de carne de bovinos Nelore terminados com dietas de alto concentrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO, MARIANA; GOULART, RODRIGO SILVA; SILVA, SAULO LUZ; PFLANZER, SERGIO BERTELLI; LEME, PAULO ROBERTO; RAMOS DOS SANTOS, ANTONIO CARLOS; DUARTE LANNA, DANTE PAZZANESE. Meat Quality of Nellore Young Bulls-Effects of Different Days on Feed and Zilpaterol Hydrochloride Supplementation. ANIMALS, v. 11, n. 9 SEP 2021. Citações Web of Science: 0.
CAETANO, MARIANA; GOULART, RODRIGO S.; SILVA, SAULO L.; LEME, PAULO R.; PFLANZER, SERGIO B.; DOS SANTOS, ANTONIO C. R.; LANNA, DANTE P. D. Effects of the Duration of Zilpaterol Hydrochloride Supplementation and Days on Feed on Performance, Carcass Traits and Saleable Meat Yield of Nellore Bulls. ANIMALS, v. 11, n. 8 AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.