Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema de informação para gerenciamento de logística reversa, baseado em sistemas de informação geográficos e algoritmos de otimização utilizando colônia de formigas (ant colony)

Processo: 12/51025-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de julho de 2013 - 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Geraldo Francisco Donegá Zafalon
Beneficiário:Geraldo Francisco Donegá Zafalon
Empresa Sede:Verdaz Gestão Sustentável e Consultoria Ambiental Ltda
Município: São José do Rio Preto
Assunto(s):Sustentabilidade  Tecnologia da informação  Sistema de informação geográfica (SIG) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritimos De Otimizacao | Colonia De Formigas | Logistica Reversa | Sustentabilidade | Tecnologia Da Informacao

Resumo

A preocupação crescente com questões ambientais e desenvolvimento sustentável tem norteado diversas discussões em ciclos de palestras empresariais e industriais, além de assumir um papel relevante e de grande atenção por parte dos governantes em suas pautas diárias. Um dos problemas latentes levantados, em diversas circunstâncias, está relacionado à implantação de sistemas de gestão ambientais eficientes. O gerenciamento da produção industrial e a adequação da cadeia de produção e distribuição são pontos fundamentais para que as empresas e indústrias consigam a excelência em gestão sustentável. Adicionalmente, foi aprovada no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pela lei 12.305, regulamentada pelo Decreto 7.404, de 2010. Essa legislação trouxe a obrigatoriedade da Logística Reversa e instituiu a Responsabilidade Compartilhada, pontos que obrigam os setores produtivos a estabelecer uma conexão permanente entre as diferentes fases de produção. Dessa forma, o presente projeto tem por prerrogativa, o estudo para auferir a viabilidade do desenvolvimento de um sistema de informação para controle de processos de logísticas operacionais dessas cadeias de produção e distribuição, além da criação dos primeiros protótipos desse sistema, para testes iniciais. A abordagem do sistema de informação oferecerá um controle baseado nos conceitos de logística reversa, com diversas informações de gerenciamento e cadastro que poderão ser inseridas. Como inovação, em relação aos sistemas desse seguimento, disponíveis no mercado, todo o controle dos processos de roteamento da logística será feita através da integração de sistemas de informação geográficos e algoritmos de otimização bioinspirados, particularmente utilizando Colônias de Formigas (Ant Colony). A expectativa é de que o sistema de informação integrado, proposto no presente projeto, torne-se uma ferramenta útil, de fácil operação e singular para as em presas que necessitam da realização do gerenciamento de processos logísticos descritos e para o cumprimento de suas metas com as questões ambientais. A maior eficiência da cadeia de retorno dos produtos será consideravelmente maior pelo sistema proposto, viso que este possibilitará levantamento de dados e praticas como: mapeamento dos processos em todas as etapas de distribuição e retorno; respeito a características peculiares dos produtos retornados; implantação de procedimentos operacionais e normas gerais adequados para controle de fluxo de produtos, operações e posterior recebimento; uso de benchmark; disponibilização de um sistema de informações para planejar e otimizar fluxos e custos; planejamento e espacialização através de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e os algoritmos de otimização bioinspirados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)