Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da desorientação provocada por mapas conceituais utilizados como organizadores de materiais de estudo

Processo: 12/22693-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Paulo Rogerio Miranda Correia
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia cognitiva  Ensino de ciências  Mapas conceituais  Material didático  Educação a distância 

Resumo

Os mapas conceituais (MCs) são organizadores gráficos com grande potencial para estimular a aprendizagem por meio de hipertextos. A possibilidade de ler um hipertexto de várias formas diferentes e a necessidade em estabelecer uma sequência de leitura gera uma demanda cognitiva adicional aos alunos, podendo comprometer os resultados da aprendizagem. O "map shock", entendido como a desorientação causada por hipertextos estruturados na forma de MCs, é o problema de pesquisa a ser estudado. O objetivo do projeto é avaliar estratégias que minimizem a desorientação causada por MCs utilizados como organizadores de materiais de estudo. O rastreamento do olhar dos alunos durante a interação com o material de estudo (MCs digitais) é proposta como forma inovadora de coletar dados empíricos para estudar o "map shock" gerado por MCs. Não há nenhum trabalho na literatura internacional que explore o rastreamento do olhar para estudar a desorientação vinculada ao uso do mapeamento conceitual. O entendimento do "map shock" e o desenvolvimento de estratégias instrucionais para minimizá-lo contribuirão para o avanço das pesquisas sobre o uso de organizadores gráficos na elaboração de materiais de estudo na forma de hipertexto. A expectativa é melhorar os resultados de aprendizagem por conta da redução do "map shock", aumentando o interesse dos professores em utilizar os MCs tanto em situações presenciais, quanto no âmbito do ensino à distância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
As várias direções do conhecimento 

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA; ADRIANO NARDI. O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universo. Ciência e Educação, v. 25, n. 3, p. 685-704, Set. 2019.
AGUIAR, JOANA G.; CORREIA, PAULO R. M. From representing to modelling knowledge: Proposing a two-step training for excellence in concept mapping. KNOWLEDGE MANAGEMENT & E-LEARNING-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 9, n. 3, p. 366-379, SEP 2017. Citações Web of Science: 6.
PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA; JOANA GUILARES DE AGUIAR. Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional. Ciência e Educação, v. 23, n. 1, p. 71-90, Mar. 2017.
AGUIAR, JOANA G.; CORREIA, PAULO R. M. Using concept maps as instructional materials to foster the understanding of the atomic model and matter-energy interaction. Chemistry Education Research and Practice, v. 17, n. 4, p. 756-765, 2016. Citações Web of Science: 3.
PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA; CAMILA APARECIDA TOLENTINO CICUTO; BIANCA DAZZANI. Análise de vizinhança de mapas conceituais a partir do uso de múltiplos conceitos obrigatórios. Ciência e Educação, v. 20, n. 1, p. 133-146, Mar. 2014.
DANIEL MENEZES SILVESTRE; JULIANA NAOZUKA; PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA; CASSIANA SEIMI NOMURA. Experimento utilizando grãos para explorar a calibração em análises químicas. Química Nova, v. 37, n. 9, p. -, 2014.
CAMILA APARECIDA TOLENTINO CICUTO; BÁRBARA CHAGAS MENDES; PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA. Nova abordagem para verificar como os alunos articulam diferentes materiais instrucionais utilizando mapas conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. -, Set. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.