Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência de fatores metabólicos e genéticos sobre a homeostase energética na cirurgia bariátrica

Processo: 13/04420-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2013 - 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Maria Rita Marques de Oliveira
Beneficiário:Maria Rita Marques de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados: Adriana Lúcia Mendes ; Carlos Ducatti ; Celso Vieira de Souza Leite ; Daisy Maria Favero Salvadori ; Emilia Alonso Balthazar
Assunto(s):Obesidade  Composição corporal  Cirurgia bariátrica  Metabolismo energético  Isótopos estáveis 

Resumo

A cirurgia para a obesidade é hoje o procedimento de escolha para casos graves do problema, por resultar em maiores e mais duradoras perdas de peso corporal e no efetivo controle das doenças crônicas associadas às disfunções metabólicas da adiposidade corporal, um grave e frequente problema de saúde global. No entanto, os resultados da cirurgia não são os mesmos para todos os obesos, o que pode estar relacionado a processos metabólicos adaptativos, com prováveis implicações genéticas. Em estudos anteriores, nós não encontramos diferenças na taxa metabólica em repouso e no consumo de alimentos entre mulheres com diferentes resultados da cirurgia sobre o ganho de peso. Estudos sobre suscetibilidade genética estão em curso em nosso grupo de pesquisa. Neste projeto, buscando elucidar outras hipóteses e considerando o cenário técnico e científico favorável, o objetivo será avaliar a resposta do peso corporal à cirurgia bariátrica sob a influência de fatores associados ao metabolismo energético, à composição corporal, à regulação hormonal do apetite e ao processo de oxidação pós-prandial, 6 e 12 meses após o procedimento. Será um ensaio clínico autocontrolado, envolvendo 20 mulheres com IMC entre 40 e 60 kg/m2. O gasto energético total e a composição corporal serão avaliados pela água duplamente marcada. O gasto energético de repouso e o gasto energético em atividade física serão avaliados pela calorimetria indireta. A impedância elétrica, uso do acelerômetro, o registro de consumo alimentar e de atividades físicas complementarão as avaliações da pesquisa. serão outras técnicas empregadas. As dosagens bioquímicas pré e pós-prandiais e a avaliação da expressão gênica de hormônios ligados ao apetite, fome e saciedade serão realizadas com o uso de kits comercias e PCR quantitativa em tempo real. Como resultado, se espera obter respostas a hipóteses levantadas em estudos anteriores, assim, beneficiando decisões referentes ao tratamento e ao cuidado pós-cirúrgico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISP, ALEX HARLEY; VERLENGIA, ROZANGELA; RAVELLI, MICHELE NOVAES; RASERA JUNIOR, IRINEU; MARQUES DE OLIVEIRA, MARIA RITA. Changes in Physical Activities and Body Composition after Roux-Y Gastric Bypass Surgery. OBESITY SURGERY, v. 28, n. 6, p. 1665-1671, JUN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.