Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização clínica, laboratorial e terapêutica de equinos infectados pela borreliose de Lyme símile (brasileira)

Resumo

A Borreliose de Lyme-Símile é uma zoonose transmitida por carrapatos dos gêneros Amblyomma e/ou Rhipicephalus, análoga à Borreliose de Lyme do hemisfério norte porém tipicamente brasileira, causada por espiroquetas do complexo Borrelia burgdorferi, de morfologia atípica tanto nos hospedeiros vertebrados quanto invertebrados. Possui caráter altamente mórbido e recorrente em humanos e é capaz de desenvolver muitas complicações sistêmicas tais como afecções articulares, cardíacas, oftálmicas e neurológicas. É uma infecção pouco explorada e estudada nos equinos nacionais, especialmente em seus aspectos clínicos e terapêuticos. Este projeto pesquisará a evolução clínica, sorológica e terapêutica da doença em equinos infectados experimentalmente e de maneira natural e realizará um levantamento da sua ocorrência nas regiões de diagnóstico recente em humanos no Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROBERTA CARVALHO BASILE; NATALINO HAJIME YOSHINARI; ELENICE MANTOVANI; VIRGÍNIA NAZÁRIO BONOLDI; DELPHIM DA GRAÇA MACORIS; ANTONIO DE QUEIROZ-NETO. Brazilian borreliosis with special emphasis on humans and horses. Brazilian Journal of Microbiology, v. 48, n. 1, p. 167-172, Mar. 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.