Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do impacto da disfunção endotelial e fatores correlacionados sobre a evolução de pacientes com Síndrome de Eisenmenger

Resumo

A síndrome de Einsenmenger (SE) envolve lesões arteriais pulmonares significantes, com hipertensão arterial acentuada naquele território. Em decorrência ocorre shunt de direita para esquerda através de comunicações intracardíacas, hipoxemia crônica, poliglobulia, hiperviscosidade sangüínea e tendência à trombose. Pretende-se determinar a magnitude da disfunção endotelial que ocorre em pacientes com SE e verificar possíveis modificações desse quadro, em decorrência de hemodiluição terapêutica. Paralelamente, serão verificadas possíveis correlações entre as modificações endoteliais induzidas pela hemodiluição e o prognóstico dos pacientes em curto prazo. A disfunção endotelial será avaliada através da determinação por ELISA da concentração plasmática de substâncias consideradas marcadores bioquímicos: fator von Willebrand, trombomodulina, ativador do plasminogênio tipo tecidual, da endotelina-1 e beta-tromboglubulina. As determinações serão feitas a partir de amostras de sangue venoso periférico, coletadas seqüencialmente durante 27 meses de acompanhamento (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.A. LOPES; R.P.S. SOARES; N.Y. MAEDA. A mathematical framework for group analysis of von Willebrand factor multimeric composition following luminography. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 35, n. 11, p. 1259-1263, Nov. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.