Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de tecnologia de cultura celular e formulação para preparação de poliedros de baculovírus como bioinseticida

Processo: 00/02720-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2000 - 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Pereira
Beneficiário:Carlos Augusto Pereira
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células  Proteção contra radiação  Raios ultravioleta  Poliedros  Inseticidas biológicos 

Resumo

Objetivos do projeto: 1) desenvolver estudo de otimização do crescimento de baculovirus selvagens e recombinantes, em diferentes linhagens celulares de insetos, tendo como parâmetro a produtividade, em termos de poliedros, e a manutenção da infectividade, medida por meio de bioensaios; 2) desenvolver tecnologia original, que conduza à proteção solar efetiva e apresente custo compatível com o da tecnologia descrita no pedido de privilégio BR PI 9501189-7 (INPI), tendo como hipótese que o recobrimento de poliedros com partículas permitirá o espalhamento e a absorção da fração UV, aumentando o tempo de eficiência do vírus quando exposto à radiação solar (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODAS‚ V.M.; MARQUES‚ F.H.; HONDA‚ M.T.; SOARES‚ D.M.; JORGE‚ S.A.C.; ANTONIAZZI‚ M.M.; MEDUGNO‚ C.; CASTRO‚ M.E.B.; RIBEIRO‚ B.M.; SOUZA‚ M.L.; OTHERS. Cell culture derived AgMNPV bioinsecticide: biological constraints and bioprocess issues. Cytotechnology, v. 48, n. 1, p. 27-39, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.