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A violência vivenciada por adolescentes no espaço escolar, instituições sociais, nas varas da infância

Processo: 12/51740-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Beneficiário:Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13181-3 - A violência vivenciada por adolescentes no espaço escolar, instituições sociais, nas varas da infância, BP.TT
13/13449-6 - A violência vivenciada por adolescentes no espaço escolar, instituições sociais, nas varas da infância, BP.TT
Assunto(s):Violência contra o menor  Violência escolar  Violência doméstica  Adolescentes  Escola pública  Serviços de assistência social 

Resumo

Os objetivos da presente proposta são: No espaço escolar a) Conhecer o significado da violência escolar para os alunos das escolas urbanas públicas do ensino médio de Alfenas - MG, com o propósito de debater a temática com esses adolescentes e de incentivá-los a desenvolver estratégias de prevenção e minimização da violência a partir de suas vivências. b) Analisar a violência sofrida e/ou praticada por adolescente no contexto da escola correlacionando-a com fatores de risco individuais e ambientais, com vistas às ações futuras de promoção da saúde dos adolescentes no contexto escolar. (Recife-PE). c) Conhecer e analisar o significado de violência perpetrada nas relações de namoro para os adolescentes no contexto escolar no município de Ribeirão Preto-SP e em Recife - PE - Brasil. Nas instituições de assistência social. a) Conhecer e analisar as violências vivenciadas pelos adolescentes inseridos em Núcleos de assistência social no município de Rib. Preto-SP e nas instituições de terceiro setor no município de Uberaba-MG. Nas Varas da Infância. a) Conhecer e analisar o significado da violência vivenciada por adolescentes vítimas de violência sexual intra-familiar durante a inquirição deste, no Sistema de Justiça de Recife-PE e Rib. Preto-SP. Metodologia: adotamos articulação entre metodologias qualitativas e quantitativas considerando como observam Minayo e Sanches (1993) à complementaridade de ambas na busca por um conhecimento mais amplo de distintos aspectos de uma realidade. Às técnicas de investigação nas pesquisas qualitativas: observação livre, entrevista semi-estruturada, documentos oficiais, grupo, focais, diário de campo. Em relação aos dados estatísticos, os instrumentos: questionários, com questões fechadas e abertas. Análise dos dados qualitativos proposto por Bardin (2002), que consiste em apreender núcleos de sentido que compõem uma comunicação cuja presença tenha significado analítico visado; o método hermenêutico dialético, o qual "apresenta-se como um caminho do pensamento, como uma via de encontro entre as ciências sociais e a filosofia" (Minayo, 2006, p.218). A análise dos dados quantitativos: programa Epi Info e adotado o teste qui-quadrado. As variáveis numéricas serão descritas em média e desvio padrão e acompanhadas por meio do teste Mann-Whitney. (AU)