Auxílio à pesquisa 12/24533-5 - Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagem - BV FAPESP
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O impacto da simulação de alta fidelidade na avaliação do paciente em retenção urinária

Processo: 12/24533-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Alessandra Mazzo
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: José Carlos Amado Martins
Assunto(s):Educação em enfermagem  Cuidados de enfermagem  Retenção urinária  Simulação (aprendizagem)  Estudos de validação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação em enfermagem | Enfermagem | Ensino Simulado | Laboratório Simulado | Simulação | Educação em Enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral avaliar o impacto da simulação de alta fidelidade na autoconfiança do aluno de graduação em enfermagem na assistência ao paciente em retenção urinária, e como objetivos específicos: validar a "Escala de Autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária"; propor a criação de cenário de alta fidelidade relacionado à assistência de enfermagem na retenção urinária, identificar os ganhos no aprendizado teórico-prático e na autoconfiança dos estudantes de graduação em enfermagem após serem submetidos à simulação de alta fidelidade no tema proposto e verificar a eficácia do uso da simulação de alta fidelidade. Projeto multicêntrico a ser desenvolvido em quatro etapas por pesquisadores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC) e Escola de Enfermagem de Ribeirão - USP (EERP-USP), mediante aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa das duas instituições. Na etapa 1 a "Escala de autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária" elaborada com base na literatura que tem como intuito avaliar a autoconfiança do enfermeiro na avaliação, tomada de decisão, intervenção, reavaliação e condutas relacionadas a situações iatrogênicas da assistência de enfermagem ao paciente em retenção urinária será avaliada em aparência e conteúdo, em teste piloto e validada junto aos alunos ingressantes de pós-graduação da EERP-USP. Durante a etapa 2 será realizada a criação de cenário de alta fidelidade relacionado à assistência de enfermagem na retenção urinária com apoio na revisão da literatura, opinião de especialistas e fundamentação na taxonomia de Bloom, revisada por Anderson. As etapas 3, 4 serão realizadas com estudantes do curso de bacharelado, e bacharelado e licenciatura em Enfermagem brasileiros e com estudantes de licenciatura portugueses, regularmente matriculados, que tiveram oportunidade de assistir ao paciente hospitalizado e concordarem com o estudo através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após aula teórica ministrada em conjunto por especialistas brasileiros e portugueses, os estudantes participarão de vídeo-conferência Brasil/Portugal sobre o tema com profissional de serviço, em seguida, farão treino simulado de alta fidelidade em cenário proposto e responderão à Escala de autoconfiança na Assistência de Enfermagem à Retenção Urinária, a um questionário de perguntas abertas e fechadas, a Escala Simulation Effectivness Scale Metti ®. Posteriormente participarão de avaliação teórico-prática em laboratório. Os dados serão analisados através de estatística descritiva e correlacionados segundo os objetivos propostos no estudo. A análise estatística da fase quase-experimental será realizada através de testes paramétricos. A discussão dos resultados da pesquisa será realizada com fundamentação na revisão da literatura e apresentada em relatório discursivo. (AU)

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