Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora em escolares do ensino público fundamental I

Resumo

Este estudo tem como objetivos caracterizar e relacionar o desempenho em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora de escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I. Participarão deste estudo 270 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de três escolas públicas municipais, de ambos os gêneros, na faixa etária de oito anos a dez anos e 11 meses de idade, divididos em três grupos, GI (composto por 90 escolares do 3º ano), GII (composto por 90 escolares do 4º ano), e GIII (composto por 90 escolares do 5º ano). Os escolares serão submetidos à aplicação do protocolo de provas de habilidades metalinguísticas e de leitura (PROHMELE) e a avaliação da compreensão de leitura. Os resultados serão analisados estatisticamente utilizando o Teste de Mann-Whitney objetivando verificar as diferenças entre os grupos estudados para as variáveis de interesse nas provas do PROHMELE. Para a descrição e comparação dos resultados da avaliação da compreensão de leitura entre os três grupos estudados, será utilizado o Teste de Kruskal-Wallis, com o intuito de verificarmos possíveis diferenças entre os três grupos estudados. O grau de relação entre as habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão de leitora será verificada por meio do teste de Análise de Correlação de Spearman. (AU)