Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação qualitativa e quantitativa da instrumentação e obturação de canais radiculares achatados utilizando-se microtomografia computadorizada

Processo: 13/00332-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Giulio Gavini
Beneficiário:Giulio Gavini
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Instrumentos endodônticos  Obturação do canal radicular  Microtomografia 

Resumo

Imagens tridimensionais obtidas do dente e do sistema de canais radiculares permitem o entendimento das características anatômicas e das técnicas utilizadas durante o tratamento endodôntico. Neste sentido, a microtomografia computadorizada (¼CT) é uma ferramenta importante tanto para a avaliação de novos protocolos clínicos. A ¼CT foi descrita por Nielsen et al. (1995) como uma metodologia avançada para a pesquisa endodôntica, destacando a habilidade deste método em apresentar as morfologias interna e externa dos dentes sem a necessidade de destruição das amostras.Muitas investigações têm utilizado a ¼ CT para o estudo da morfologia e anatomia do sistema de canais radiculares (Bjorndal et al. 1999; Vertucci, 2005; Swein e Xue 2009; Fan et al. 2010), em pesquisas sobre a determinação do comprimento de trabalho (Paqué et al. 2010), na avaliação de novas técnicas e instrumentos para o preparo do canal radicular (Loizides et al 2007; Moore et al. 2009; Freire et al. 2010), na análise da remoção de debris com diferentes protocolos e métodos de irrigação (Wiseman et al. 2011; Paqué et al. 2011), bem como na investigação da eficiência das técnicas obturadoras dos canais radiculares (Hammad et al. 2009; Endal et al. 2011). O objetivo deste trabalho é, com o auxílio da ¼CT, avaliar diferentes técnicas de instrumentacão e obturação dos canais radiculares e as suas inter-relações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IGLECIAS, ELAINE FAGA; FREIRE, LAILA GONZALES; DE MIRANDA CANDEIRO, GEORGE TACCIO; DOS SANTOS, MARCELO; ANTONIAZZI, JOAO HUMBERTO; GAVINI, GIULIO. Presence of Voids after Continuous Wave of Condensation and Single-cone Obturation in Mandibular Molars: A Micro-computed Tomography Analysis. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 43, n. 4, p. 638-642, APR 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.