Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de expressão gênica em cardiomiócitos de rato em cultura, submetidos à sobrecarga mecânica por estiramento

Processo: 00/03542-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2000 - 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Kleber Gomes Franchini
Beneficiário:Kleber Gomes Franchini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema cardiovascular  Insuficiência cardíaca  Cardiomegalia  Genomas  Expressão gênica  Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular 

Resumo

Sobrecargas hemodinâmicas prolongadas estimulam mecanismos de sinalização celular instrínsecos do miócito cardíaco, permitindo ao coração apresentar crescimento hipertrófico e preservar a homeostase circulatória. Através da técnica de DNA Microarray, pretende-se estudar os níveis de expressão gênica induzidos em cardiomiócitos submetidos a estiramento e obter informação quantitativa do padrão de expressão dos genes e seu significado fisiológico. Com essa técnica, vários genes específicos (Expressed Sequence tags, ESTs), derivados da porção 3'terminal dos transcritores de mRNA, são depositados, com a ajuda de um dispositivo robótico especial (arrayer), de maneira linear e individual em uma membrana, que depois é hibridizada com os diferentes grupos de cDNA marcados com material fluorescente ou radioisótopos. O cDNA será obtido de cardiomócitos em cultura submetidos a regimes de estiramento diversos com a técnica de RT-PCR. A variedade e a quantidade de genes expressos será baseada na comparação direta entre o universo de cDNA das células submetidas a estiramento e células controle. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NADRUZ JÚNIOR, WILSON; KOBARG, CLAUDIA B.; CONSTANCIO, SÁBATA S.; CORAT, PATRÍCIA D. C.; FRANCHINI, KLEBER G. Load-induced transcriptional activation of c-jun in rat myocardium - Regulation by myocyte enhancer factor 2. Circulation Research, v. 92, n. 2, p. 243-251, Feb. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.