Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade neutralizante dos isótipos de IgG presentes no soro eqüino anti-aracnídico e anti-loxoscélico e detecção de anticorpos e dos venenos de Phoneutria nigriventer, Tityus serrulatus e Loxosceles gaucho em camundongos

Processo: 00/00113-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2000 - 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Katia Cristina Barbaro Nogueira
Beneficiário:Katia Cristina Barbaro Nogueira
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos monoclonais  Imunoglobulinas  Soro  Venenos de origem animal  Aracnídeos 

Resumo

No Brasil, cerca de 35% dos envenenamentos por animais peçonhentos são causados pelo escorpião do gênero Tityus e pelas aranhas dos gêneros Loxosceles e Phoneutria. É consenso no Brasil, e preconizada pelo Ministério da Saúde (1998), a utilização da soroterapia como tratamento para esses envenenamentos. Nesse projeto, verificamos a capacidade neutralizante dos isótipos de IgG presentes no soro eqüino anti-aracnídico para algumas atividades tóxicas dos venenos de L. gaucho, P. nigriventer e T. serrulatus, bem como determinamos a cinética de aparecimento e eliminação dos venenos e dos anticorpos no soro de camundongos experimentalmente inoculados...(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORO‚ A.F.; MALTA‚ M.B.; SOARES‚ S.L.; DA ROCHA‚ G.C.; DA SILVA LIRA‚ M.; DE OLIVEIRA‚ T.A.; TAKEHARA‚ H.A.; LOPES-FERREIRA‚ M.; SANTORO‚ M.L.; GUIDOLIN‚ R.; OTHERS. Role of IgG (T) and IgGa isotypes obtained from arachnidic antivenom to neutralize toxic activities of Loxosceles gaucho‚ Phoneutria nigriventer and Tityus serrulatus venoms. Toxicon, v. 48, n. 6, p. 649-661, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.