Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes

Processo: 08/10470-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Cibelle Celestino Silva ; Elio Carlos Ricardo ; Marcelo Alves Barros
Auxílios(s) vinculado(s):11/11471-9 - A inserção da Física Moderna e Contemporânea no ensino pré-universitário: contextos da pesquisa e da inovação curricular na Alemanha, AV.EXT
10/01388-4 - Del analisis manual de datos cualitativos al analisis con software, AV.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):13/05498-7 - Inovação curricular e gerenciamento de riscos didático-pedagógicos no ensino de ciências, BE.PQ
12/19386-3 - O uso de simulações computacionais no ensino de física de partículas em nível médio, BP.DR
12/17423-9 - Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores através do método peer instruction, BE.PQ
+ mais bolsas vinculadas 11/20172-5 - Neurociência e educação: o papel da emoção na aceitação de explicações científicas e a influência de elementos emocionais na aceitação da ontologia de base de entidades/conceitos de Física Moderna, BP.PD
11/24141-7 - O ensino de tópicos de Física Moderna em uma parceria entre centro de ciências e escola, BP.IC
11/04490-7 - Relatividade no Ensino Médio utilizando uma sequência de ensino-aprendizagem, BP.MS
10/19276-8 - Reflexões sobre o papel da matemática na estruturação do pensamento físico e implicações para o processo de ensino e aprendizagem, BP.DR
10/16843-9 - Inovações curriculares em ensino de física moderna: Investigando uma parceria entre professores e centro de ciências, BP.DR
11/02277-4 - Inovação Curricular em Física: Transposição Didática de Teorias Modernas e a Sobrevivência dos Saberes, BP.TT
10/16333-0 - Caracterização de obstáculos verbais no ensino de física Moderna e Contemporânea, BP.PD
09/15750-0 - O papel das crenças motivacionais na formação de professores acerca da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula, BE.PQ - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Didática  Currículos e programas  Currículo de ensino médio  Ensino médio  Física moderna 

Resumo

O projeto visa pesquisar os processos de produção de saberes escolares relacionados às teorias modernas e contemporâneas da Física. Partindo de referências da didática das ciências na tradição francesa, em particular da Transposição Didática, pretendemos desenvolver conhecimentos teóricos e metodológicos capazes de caracterizar o processo de didatização dos saberes escolares na perspectiva de inovação curricular. As linhas gerais de pesquisa do projeto são o desenvolvimento teórico dos processos de didatização dos saberes escolares e dos saberes e das práticas docentes; o design, desenvolvimento, análise e validação de seqüências didáticas (TLS) envolvendo tópicos de Física Moderna e Contemporânea; o aprofundamento e análise teórico-metodológica das noções de obstáculos pedagógicos e epistemológicos utilizadas para caracterizar as dificuldades no processo de transposição de conteúdos das teorias modernas e contemporâneas. Utilizaremos como fonte de dados da pesquisa a análise de situações de ensino em condições reais de sala de aula. (AU)