Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo epidemiológico das neoplasias em cães e gatos e sua possível utilização como sentinela de contaminações ambientais

Processo: 03/07177-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de fevereiro de 2004 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)
Assunto(s):Oncologia veterinária  Neoplasias em animal  Cães  Gatos  São Paulo 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_12_30_30.pdf

Resumo

A epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da situação de saúde de populações específicas e a aplicação desse estudo para o controle dos mesmos problemas. A epidemiologia do câncer é o ramo dessa ciência que se preocupa com o câncer como doença populacional. A importância do estudo epidemiológico do câncer em animais de companhia pode ser vista de duas maneiras. A primeira seria a finalidade de se conhecer melhor o câncer nos animais, possibilitando que se implementem medidas de controle; a segunda refere-se a evidências de que os animais de companhia representam sentinelas para fatores ambientais aos quais o homem e os demais animais estariam expostos. Animais podem ser usados como indicadores de poluição ambiental. Dentre as espécies mais propícias a fornecerem informações referentes a contaminações ambientais encontram-se os pequenos animais, tais sejam os cães e os gatos, que por sua convivência doméstica e próxima ao homem podem indicar as alterações ambientais. O Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (Hovet) presta atendimento à comunidade realizando serviços médicos-cirúrgicos, ambulatoriais e hospitalares a pequenos e grandes animais (cerca de 20 mil casos novos por ano e 26 mil retornos). Casos de neoplasias em cães e gatos são atendidos indistintamente por vários serviços dentro do Hovet, tais sejam os serviços de cirurgia de pequenos animais, clínica médica de pequenos animais, dermatologia, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia. Este projeto objetiva, inicialmente, coletar dados retrospectivos (três meses) junto aos serviços de patologia animal, cirurgia, clínica médica, dermatologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia e obstetrícia do Hovet, quanto ao atendimento de cães e gatos que foram trazidos aos respectivos serviços nesse período. Localizar a região de onde os animais são provenientes por meio do registro do CEP. Tais dados deverão ser obtidos manualmente junto aos prontuários do Hovet. Os casos de neoplasias serão mapeados de acordo com as regiões de São Paulo das quais os animais são provenientes. Os dados obtidos serão submetidos à análise de cluster espacial, procurando evidenciar, nesse estudo retrospectivo, se há regiões de São Paulo onde ocorre maior prevalência de animais com neoplasias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KIMURA, K. C.; FUKUMASU, H.; CHAIBLE, L. M.; LIMA, C. E.; HORST, M. A.; MATSUZAKI, P.; SANCHES, D. S.; PIRES, C. G.; SILVA, T. C.; PEREIRA, T. C.; MELLO, M. L.; MATERA, J. M.; DIAS, R. A.; MONNEREAU, A.; SASCO, A. J.; SALDIVA, P. H. N.; DAGLI, M. L. Z. Evaluation of DNA damage by the alkaline comet assay of the olfactory and respiratory epithelia of dogs from the city of Sao Paulo, Brazil. EXPERIMENTAL AND TOXICOLOGIC PATHOLOGY, v. 62, n. 3, p. 209-219, MAY 2010. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.