Busca avançada
Ano de início
Entree

O gestor estadual e os gestores municipais na construção do sistema loco-regional de saúde: desafios da gestão descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS)

Processo: 05/58545-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Luiz Carlos de Oliveira Cecílio
Beneficiário:Luiz Carlos de Oliveira Cecílio
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema Único de Saúde  Descentralização da saúde  Regionalização  São Paulo 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_255_186_186.pdf

Resumo

Na atual etapa de implantação do SUS, um desafio é compatibilizar o movimento de municipalização com a constituição de redes regionais de serviços de saúde para se garantir a constituição de linhas de cuidado integral. Os objetivos do estudo são: a) identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais na constituição de sistemas locais de saúde, de acordo com os preceitos legais do SUS de universalização do acesso e garantia de integralidade e equidade no cuidado; b) identificar as principais dificuldades da gestão regional na articulação de redes intermunicipais de cuidado. Para tanto, serão estudados oito municípios, estratificados por porte e condição de gestão uma região do estado de São Paulo. (AU)