Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade da gestão da atenção básica nos municípios de quatro regionais de saúde do estado de São Paulo

Processo: 05/58652-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Vigência: 01 de janeiro de 2006 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Elen Rose Lodeiro Castanheira
Beneficiário:Elen Rose Lodeiro Castanheira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Administração de serviços de saúde  Atenção primária à saúde  Qualidade da assistência à saúde  Garantia da qualidade dos cuidados de saúde  Sistemas de saúde  Bauru (SP)  São Paulo (SP) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_253_185_185.pdf

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é avaliar a qualidade da gestão da atenção básica nos serviços de saúde dos municípios de quatro direções regionais de saúde do estado de São Paulo - Bauru, Botucatu, Registro e Sorocaba totalizando 129 municípios, com uma população estimada de 3.836.165 habitantes (IBGE, 2002). O universo de serviços envolvidos, nas quatro regionais, será de aproximadamente 403 unidades básicas de saúde (ou unidades mistas) e 217 equipes de saúde da família. O núcleo central de análise encontra-se na articulação entre a ação política e as práticas operadas nos serviços, enquanto locais onde concretamente se definem os parâmetros da qualidade da atenção à saúde realizada pela rede básica. Valorizam-se como determinantes da qualidade as características e mecanismos da gestão municipal de saúde, a gerência das unidades (tanto as 'tradicionais' - UBS, como as de Saúde da Família, USF) e a organização tecnológica da assistência nas UBS/USF. O estudo será realizado em duas fases. A primeira fase compreenderá uma avaliação em profundidade da gestão e da qualidade da assistência prestada pela rede básica no município de Bauru, ficando para a segunda fase a avaliação dos demais municípios. A fase 1 será conduzida mediante triangulação de métodos qualitativos (revisão de documentos, grupos focais e de discussão, observação e entrevistas). Os instrumentos serão dirigidos para os três principais atores envolvidos - gestores, profissionais e usuários. Os resultados desta fase servirão como guia para montagem dos instrumentos estruturados e semi-estruturados que serão utilizados na avaliação do universo dos municípios pesquisados. Espera-se, como resultado da segunda fase, estratificar os municípios segundo critérios de qualidade da gestão e da assistência que permitam a definição de políticas e auxiliem no gerenciamento e suporte técnico realizado por gestores regionais e municipais em relação à atenção básica. O aporte metodológico adotado para ambas as fases envolverá necessariamente vários momentos de diálogo entre os atores locais e os pesquisadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASSER, MARIANA ARANTES; BATTISTELLA NEMES, MARIA INES; ANDRADE, MARTA CAMPAGNONI; DO PRADO, ROGERIO RUSCITTO; LODEIRO CASTANHEIRA, ELEN ROSE. Assessment in the primary care of the State of Sao Paulo, Brazil: incipient actions in sexual and reproductive health. Revista de Saúde Pública, v. 51, 2017. Citações Web of Science: 1.
ELEN ROSE LODEIRO CASTANHEIRA; MARIA INES BATTISTELLA NEMES; THAIS FERNANDA TORTORELLI ZARILI; PATRÍCIA RODRIGUES SANINE; JOSÉ EDUARDO CORRENTE. Avaliação de serviços de Atenção Básica em municípios de pequeno e médio porte no estado de São Paulo: resultados da primeira aplicação do instrumento QualiAB. Saúde debate, v. 38, n. 103, p. 679-691, Dez. 2014.
ELEN ROSE L. CASTANHEIRA; IVETE DALBEN; MARGARETH A. SANTINI DE ALMEIDA; RODOLFO FRANCO PUTTINI; KARINA PAVÃO PATRÍCIO; DINAIR FERREIRA MACHADO; ANTONIO LUIS CALDAS JÚNIOR; MARIA INÊS BATTISTELLA NEMES. Avaliação da qualidade da atenção básica em 37 municípios do centro-oeste paulista: características da organização da assistência. Saúde e Sociedade, v. 18, p. 84-88, Jun. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.