Auxílio à pesquisa 06/61618-8 - Ensino, Curso de extensão universitária - BV FAPESP
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Avaliação dos programas de pós-graduação multiprofissional lato sensu da Faculdade de Medicina de Marília

Processo: 06/61618-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas para o SUS
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:Maria José Sanches Marin
Beneficiário:Maria José Sanches Marin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino  Curso de extensão universitária  Promoção da saúde  Unidades de terapia intensiva  Marília (SP)  Financiamento em saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Cursos De Especializacao | Ensino | Programa De Saude Da Familia | Unidade De Terapia Intensiva
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_211_162_162.pdf

Resumo

O Sistema Único de Saúde ao delinear uma nova política de saúde nacional propõe às universidades o papel de rever a formação e a qualificação de profissionais de saúde, em conformidade com a mesma. A Famema, desde o início da década de 90, vem buscando preparar profissionais reflexivos e transformar a prática do cuidado. Para tanto, tem adotado os referenciais de educação crítica, de currículo integrado e de competência nos político-pedagógicos dos cursos de graduação e pós-graduação. A parceria estabelecida com os serviços de atenção básica à saúde do município constitui um aspecto altamente relevante para a mudança na formação e de cuidado à saúde. Nesta perspectiva, vem implementando os cursos de especialização em saúde da família, especialização integrada em terapia intensiva, residência multiprofissional em saúde da família e de medicina família e comunidade, financiados pelo Ministério da Saúde, os quais foram responsáveis pela formação de aproximadamente 300 profissionais até o ano de 2006. Este projeto, portanto, tem como objetivo avaliar os cursos, as considerações: estrutura e gestão, processos e resultados alcançados. A proposta metodológica fundamenta-se na pesquisa avaliativa, com abordagem qualitativa e quantitativa e serão ouvidos diferentes atores envolvidos com o ensino, serviços de saúde e egressos desses cursos. A análise dos dados contará com triangulação de métodos, que busca combinar e cruzar múltiplos pontos de vista, garantindo a integração da análise de estrutura, processos e resultados. Ao implementar o processo avaliativo seguindo os princípios científicos que norteiam a produção de novos conhecimentos, será possível um olhar diferenciado para a realidade do ensino e do serviço, constituindo um potente instrumento para a adequação local e nacional de cursos nesta modalidade. (AU)

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