Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação molecular, quantificação e controle de antibiotecoterapia de importantes periodontopatógenos pela PCR em tempo real

Processo: 07/56098-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2008 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mario Hiroyuki Hirata
Beneficiário:Mario Hiroyuki Hirata
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais  Periodontite  Gengivite  Tratamento farmacológico  Antibióticos  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de associar a presença de Dialister pneumosintes, Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythensis, Treponema denticola com a doença periodontal através da detecção e quantificação desses microrganismos, na microbiota subgengival na gengivite, na periodontite crônica e na periodontite agressiva, pela técnica da PCR em tempo real. Para isso serão selecionados 176 pacientes das clínicas de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, sendo 70 pacientes com diagnóstico de gengivite, 70 com diagnóstico de periodontite crônica e 36 com diagnóstico de periodontite agressiva. Será também conduzido um ensaio clínico aleatório controlado duplo cego com o objetivo de comparar os parâmetros clínicos e microbiológicos dos indivíduos portadores de periodontite agressiva, que serão submetidos ao tratamento periodontal não-cirúrgico e aleatoriamente distribuídos em 2 grupos: o controle, que receberá terapia antimicrobiana padrão, ou seja, a associação de amoxicilina e metronidazol; e o grupo teste, que receberá terapia antimicrobiana baseada no resultado da avaliação microbiológica realizada pela PCR em tempo real (reação de polimerase em cadeia em tempo real). A análise estatística descritiva irá relatar as prevalências de Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis, Tannerella jorsythensis, Treponema denticola e Dialister pneumosintes e comparar os parâmetros clínicos periodontais utilizando-se testes de comparação de médias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, ARIANA S.; LOURENCAO, DANIELE SALAMI; LIMA NETO, LIDIO G.; PANNUTI, CLAUDIO M.; CRESPO HIRATA, ROSARIO DOMINGUEZ; HIRATA, MARIO H.; LOTUFO, ROBERTO F. M.; DE MICHELI, GIORGIO. Clinical and Microbiologic Evaluation, by Real-Time Polymerase Chain Reaction, of Non-Surgical Treatment of Aggressive Periodontitis Associated With Amoxicillin and Metronidazole. Journal of Periodontology, v. 83, n. 6, p. 744-752, JUN 2012. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.