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Otimização de estruturas aeronáuticas submetidas a carregamentos incertos

Processo: 03/02863-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2003 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Alfredo Rocha de Faria
Beneficiário:Alfredo Rocha de Faria
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Estrutura de aeronaves  Projetos de aeronaves 

Resumo

Apesar dos evidentes benefícios que procedimentos de otimização trazem para o projeto aeronáutico, dificuldades associadas ao grande número de casos de carregamento podem conduzir a projetos otimizados para resistir apenas um ou alguns poucos casos de carregamento o que acarreta numa vulnerabilidade a casos de carregamento não incluídos na otimização. Infelizmente, componentes estruturais aeronáuticos típicos como superfícies de controle, longarinas ou nervuras estão, em geral, submetidos não a apenas alguns poucos carregamentos, mas a centenas deles o que torna o problema da vulnerabilidade muito severo. Assim, novas propostas para otimização de componentes estruturais aeronáuticos deverão ser buscadas, que considerem a multiplicidade dos casos de carregamento tipicamente envolvidos em projetos práticos. Problemas de otimização inovadores devem ser formulados de forma a produzirem projetos ótimos robustos no sentido de suportarem vários casos de carregamento simultaneamente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA‚ A.R. Compliance minimization of structures under uncertain loadings. Latin American Journal of Solids and Structures, v. 1, n. 4, p. 363-378, 2004.

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