Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimação do gerador infinitesimal da dinâmica de canais iônicos

Processo: 05/02063-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2005 - 30 de setembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Rafael Andres Rosales Mitrowsky
Beneficiário:Rafael Andres Rosales Mitrowsky
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Inferência estatística  Cadeias de Markov  Método de Monte Carlo  Dinâmica estocástica  Canais iônicos 

Resumo

Este projeto esta dirigido a inferência estatística de cadeias de Markov ocultas com agregados utilizadas como modelos para descrever a dinâmica de canais iônicos. Nestes modelos, os estados encontram-se agrupados em classes, de tal forma que em cada instante só é possível observar parcialmente a classe e não diretamente o estado. Especificamente, o projeto pretende desenvolver métodos de MCMC eficientes os quais permitam estimar o gerador infinitesimal do processo que descreve a cinética destas móleculas. Os métodos serão aplicados em particular na análise de dados provenientes da atividade do canal conhecido como BK, o qual tem sido amplamente estudado através de métodos convencionais. Os canais BK exercem um papel importante nos processos de secreção celular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSALES, RAFAEL A.; VARANDA, WAMBERTO A. Allosteric Control of Gating Mechanisms Revisited: The Large Conductance Ca2+-Activated K+ Channel. BIOPHYSICAL JOURNAL, v. 96, n. 10, p. 3987-3996, MAY 20 2009. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.