Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia da medida de recuperação ambiental na mineração de calcário para cimento

Processo: 05/58089-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2006 - 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Minas - Lavra
Pesquisador responsável:Luis Enrique Sánchez
Beneficiário:Luis Enrique Sánchez
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Mineração  Qualidade ambiental  Impactos ambientais  Controle ambiental em mineração 

Resumo

Boas práticas ambientais consistem em medidas de comprovada eficácia que asseguram a qualidade ambiental de determinados empreendimentos. Embora medidas relacionadas à redução de impactos ambientais na mineração estejam sendo regularmente aplicadas no Brasil, são raros trabalhos que envolvam a avaliação da sua eficácia com vistas a validá-las boas práticas ambientais. Objetivando preencher esta lacuna, pretende-se neste trabalho: a) levantar as boas práticas relacionadas à recuperação ambiental descritas na literatura, b) analisar a implementação de medidas e programas de recuperação de áreas degradadas em um subconjunto do setor mineral, minas de calcário para cimento, c) propor e aplicar um modelo de avaliação da eficácia das medidas de recuperação ambiental de minerações de calcário para cimento, sob a perspectiva da estabilidade dos processos do meio físico. A partir de um roteiro de inspeções de campo e de coleta de informações documentais a ser elaborado com base nas recomendações internacionais e adaptado para as especificidades da mineração de calcário serão selecionadas algumas minas para aplicação do roteiro e validação do procedimento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NERI, ANA CLAUDIA; SANCHEZ, LUIS ENRIQUE. A procedure to evaluate environmental rehabilitation in limestone quarries. Journal of Environmental Management, v. 91, n. 11, p. 2225-2237, NOV 2010. Citações Web of Science: 24.
NERI‚ A.C.; SÁNCHEZ‚ L.E. A eficácia das medidas de recuperação ambiental implantadas em minas de calcário para cimento. Rem: Revista Escola de Minas, n. 2, p. 371-378, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.