Busca avançada
Ano de início
Entree

Functional'omics of the ratoon stunting disease of sugarcane

Processo: 08/56260-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOEN - Temático
Vigência: 01 de junho de 2009 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Convênio/Acordo: CNPq - Pronex
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Aranha Camargo
Beneficiário:Luis Eduardo Aranha Camargo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças de plantas  Raquitismo das soqueiras  Resistência genética vegetal  Expressão gênica  Leifsonia xyli 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/pasta_bioen_jun2012_82.pdf

Resumo

O raquitismo é uma doença causada pela bactéria fastidiosa e gram positiva Leifsonia xyli subsp. xyli (Lxx) que coloniza os vasos do xilema da cana de açúcar. Trata-se de uma das doenças mais importantes da cultura em nível mundial. Seu controle baseia-se no plantio de material vegetal (toletes) sadio, tratado por imersão em água quente. Este método, no entanto, não é 100% eficaz o que se traduz em problemas para uma cultura perene de colheita mecânica anual, dado que a bactéria se propaga através de ferimentos ocasionados por instrumentos de corte. Desta maneira, a doença pode atingir níveis epidêmicos ao longo das colheitas a partir de uma pequena quantidade de material infectado usado no plantio inicial. Os objetivos principais deste projeto são o de estabelecer uma curva de colonização de cana de açúcar por Lxx e utilizar esta informação para monitorar a expressão gênica e protéica de variedades resistente e suscetível infectadas pela bactéria baseado na técnica de microarranjos e de análises de géis bidimensionais de proteínas conjugadas com seqüenciamento por LC-MSIMS. Em adição, o projeto analisará a possível produção e secreção de uma toxina por parte de LXX e seus efeitos em plântulas de cana de açúcar. Se confirmada a produção da toxina, os genes supostamente envolvidos em sua produção serão clonados e expressos em E. coli. A proposta explora os recursos genômicos existentes para cana de açúcar e integra o convênio FAPESP-MCT/CNPq-Pronex, estabelecido pelo programa FAPESP de iniciativa em bioenergia. Seus resultados permitirão identificar um conjunto de genes da planta envolvidos na reação ao patógeno cujos efeitos individuais no progresso da doença poderão ser avaliados pela comunidade científica tanto por uma abordagem transgênica como pela abordagem de mapeamento genético por meio de genes candidatos. Com relação a esta última abordagem, enfatiza-se a colaboração desta proposta com um projeto de mapeamento por marcadores moleculares em desenvolvimento por outro grupo de pesquisa (UFSCAR-Araras) de maneira que os dados serão de valia em um futuro próximo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIA, MARIANA CICARELLI; DE CARVALHO, GISELLE; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES; MONTEIRO-VITORELLO, CLAUDIA BARROS; SOUZA, GLAUCIA MENDES; NISHIYAMA-JUNIOR, MILTON YUTAKA; LEMBKE, CAROLINA GIMILIANI; DA CUNHA ANTUNES DE FARIA, RAPHAEL SEVERO; RODRIGUES MARQUES, JOAO PAULO; MELOTTO, MAELI; ARANHA CAMARGO, LUIS EDUARDO. Novel Insights Into the Early Stages of Ratoon Stunting Disease of Sugarcane Inferred from Transcript and Protein Analysis. PHYTOPATHOLOGY, v. 108, n. 12, p. 1455-1466, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
CARVALHO, G.; DA SILVA, T. G. E. R.; MUNHOZ, A. T.; MONTEIRO-VITORELLO, C. B.; AZEVEDO, R. A.; MELOTTO, M.; CAMARGO, L. E. A. Development of a qPCR for Leifsonia xyli subsp xyli and quantification of the effects of heat treatment of sugarcane cuttings on Lxx. CROP PROTECTION, v. 80, p. 51-55, FEB 2016. Citações Web of Science: 5.
QUECINE, M. C.; SILVA, T. M.; CARVALHO, G.; SAITO, S.; MONDIN, M.; TEIXEIRA-SILVA, N. S.; CAMARGO, L. E. A.; MONTEIRO-VITORELLO, C. B. A stable Leifsonia xyli subsp xyli GFP-tagged strain reveals a new colonization niche in sugarcane tissues. PLANT PATHOLOGY, v. 65, n. 1, p. 154-162, JAN 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.