Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento do produto biofix e verificação da eficácia de sua fórmula na promoção de uma nodulação eficaz e aumento da produtividade da soja (glycine max (L. ) Merrill)

Processo: 07/59154-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Felipe Fuser Pommorsky
Beneficiário:Felipe Fuser Pommorsky
Empresa:Solo Sapiens Indústria e Comércio de Inoculantes Ltda
Município: Bragança Paulista
Auxílios(s) vinculado(s):12/51862-0 - Desenvolvimento de novo inoculante para tratamento de sementes de soja, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):10/05179-0 - Comprovação da eficiência da fórmula do produto BIOFIX no promoção de uma nodulação eficaz e aumento da produtividade da soja, BP.PIPE
Assunto(s):Soja  Micronutrientes  Nodulação  Fixação de nitrogênio 

Resumo

A cultura de soja é de grande importância econômica e social para o Brasil. Esse é o cultivo que mais necessita de nitrogênio para alcançar elevados rendimentos. Essa necessidade de nitrogênio pode ser suprida pela simbiose da soja com as bactérias do gênero Bradyrhizobium, prática que substitui os adubos nitrogenados, os quais causam graves impactos ao meio ambiente. Porém atualmente uma série de fatores limita a fixação biológica de nitrogênio, principalmente na região dos cerrados. Como a deficiência hídrica, altas temperaturas e acidez dos solos, além da incorreta aplicação de micronutrientes em concentrações inadequadas, falhas durante a inoculação e a baixa qualidade dos inoculantes existentes no mercado. Para solucionar os problemas que resultam na nodulação ineficaz foi desenvolvida a fórmula de um novo tratamento de sementes de soja. BIOFIX é uma combinação de cinco inovações biotecnológicas. Um inoculante com altíssima concentração de células viáveis (três vezes maior que os inoculantes mais concentrados) protetor contra adversidades climáticas e do solo, prolongando a sobrevivência das bactérias, o único com incorporação adequada dos micronutrientes, além das propriedades estimulantes dos fatores de nodulação e vitamina B12. Essa fórmula vem mostrando surpreendentes resultados, visando maximizar o processo biológico e garantindo uma nodulação eficaz, porque é o único desenvolvido especialmente para os cerrados. A produção do inoculante será realizada em fermentador, por processo descontínuo alimentado, pré-incubação com os fatores de nodulação e vitamina B12 e adição dos demais componentes, previamente elaborados. Os experimentos serão realizados em casa de vegetação, com posteriores testes laboratoriais complementares. Os experimentos irão verificar e comprovar os aumentos na nodulação e desenvolvimento vegetal com a utilização deste novo produto. A consequência é o incremento sustentável no rendimento dos grãos, aumentando o lucro do produtor rural, com profundo respeito ao meio ambiente. (AU)