Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação em museus de história: ações inclusivas para públicos especiais e em situação de risco social

Processo: 06/57354-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa de Pesquisa em Centros de Ciências do Estado de São Paulo
Vigência: 01 de março de 2007 - 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Convênio/Acordo: VITAE
Pesquisador responsável:Eni de Mesquita Samara
Beneficiário:Eni de Mesquita Samara
Instituição-sede: Museu Paulista (MP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em museus  Museus de história  Educação inclusiva  Pessoas com deficiência  Políticas públicas 

Resumo

Este projeto tem o objetivo de desenvolver pesquisas sobre recursos e estratégias de ensino de História no Museu Paulista, voltados para públicos especiais, aqui entendidos como aqueles com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, visando estabelecer, neste campo, parâmetros de referência para museus de história. Tendo em vista melhorar a qualidade de vida e a garantia da dignidade da pessoa com deficiência e daqueles em situação de privação sociocultural, pretende-se realizar pesquisas aplicadas, a partir do desenvolvimento de protótipos e suas respectivas estratégias de utilização, para implementar a instalação de circuitos multissensoriais no espaço expositivo, compostos por recursos táteis, olfativos e sonoros. A partir da elaboração de um 'kit temático' com fontes iconográficas, textuais e tridimensionais pretende-se oferecer algumas experiências significativas para estes públicos, a partir de acervos museológicos e exposições em espaços culturais que tenham como área de conhecimento a História, dentro das linhas de pesquisa do museu e sua produção acadêmica. As experiências desenvolvidas neste processo servirão para fomentar a discussão de políticas públicas preocupadas com a inclusão destes públicos especiais em espaços culturais e, mais especificamente, em espaços museológicos. Pretende-se que venham a suprir uma lacuna, já que a produção bibliográfica na área de inclusão é escassa em relação ao ensino de História e aos museus de História. Estas observações e experiências deverão contribuir para o estabelecimento de parâmetros para o ensino de História em museus, voltadas para públicos especiais, ao propor futuras adaptações expográficas no Museu Paulista que possibilitem a autonomia, a melhor acessibilidade e fruição tanto de pessoas com deficiência, quanto daquelas que passaram por alguma situação de privação cultural durante sua formação. (AU)