Busca avançada
Ano de início
Entree

Mistura de sabor e violação de CP

Processo: 09/11309-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de fevereiro de 2010 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Celso Chikahiro Nishi
Beneficiário:Celso Chikahiro Nishi
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):12/23040-5 - Estudo de simetrias em setores de Higgs não minimais, AV.EXT
Assunto(s):Oscilação de neutrinos  Quarks  Violação da simetria CP  Mésons  Número leptônico  Número bariônico  Sabor (física) 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_227_179_179.pdf

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar as relações entre (i) replicação de multipletos de gauge, (ii) mistura de sabor e (iii) violação de CP. No modelo padrão (MP) das partículas elementares, a cadeia relacional (i) -- (ii) -- (iii) é responsável pelo aparecimento da violação de CP que se manifesta através de uma fase complexa na matriz de mistura (CKM) entre as três famílias de quarks. O estudo desta cadeia em outros contextos, a possibilidade de (iii) sem (ii), (ii) sem (iii), e a relação dos ingredientes (i), (ii) e (iii) com a violação espontânea de simetrias podem ser muito importantes para entender problemas como a origem da violação de CP ou a replicação de famílias de quarks e léptons. Do ponto de vista da construção de modelos, é necessário estender o MP para explicar a assimetria entre matéria e antimatéria do Universo através de novas fontes de violação de CP, a existência de matéria escura, a existência de massa e mistura para os neutrinos, além de outros problemas teóricos do MP. O último fato, i.e., a confirmação recente de massas pequenas e mistura com ângulos de mistura grandes para os neutrinos, levou a um rápido progresso da física de neutrinos que (a) impulsionam a procura de modelos que expliquem tais características, assim como (b) motivam a procura por desvios da descrição atual e de efeitos subdominantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDINI, A. E.; GUZZO, M. M.; NISHI, C. C. Quantum flavor oscillations extended to the Dirac theory. FORTSCHRITTE DER PHYSIK-PROGRESS OF PHYSICS, v. 59, n. 5-6, p. 372-453, MAY 2011. Citações Web of Science: 6.
IVANOV, I. P.; NISHI, C. Properties of the general N-Higgs-doublet model. I. The orbit space. Physical Review D, v. 82, n. 1 JUL 30 2010. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.