Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular da microbiota da pele e couro cabeludo em indivíduos saudáveis e em pacientes com caspa e dermatite seborréica

Resumo

Caspa e dermatite seborréica são doenças dermatológicas crônicas, que juntas afetam mais da metade da população mundial. A etiologia dessas doenças ainda não está elucidada, entretanto fungos do gênero Malassezia têm sido associados ao desenvolvimento dos sintomas. Estas leveduras lipofílicas são membros da microbiota cutânea normal e estão também associadas a doenças, embora o papel que exercem no desenvolvimento da caspa e dermatite seborréica ainda não seja conhecido. Também não está claro se há uma ou mais espécies preferencialmente associadas ao desenvolvimento dos sintomas, e por que estes organismos são patogênicos para alguns indivíduos e em outros são encontrados na microbiota normal. A microbiota cutânea inclui também espécies bacterianas, que estabelecem um equilíbrio ecológico com Malassezia sp. O objetivo do presente trabalho é analisar a microbiota da pele e couro cabeludo em indivíduos saudáveis e compará-la com indivíduos afetados por caspa e dermatite seborréica, estudando a microbiota em diferentes graus de severidade das doenças, verificando se há espécies preferencialmente associadas, analisando os efeitos de shampoos e medicamentos sobre Malassezia sp. e a microbiota bacteriana e finalmente avaliando a estabilidade da microbiota ao longo do tempo. PCR quantitativo em tempo real será utilizado para detectar e quantificar quatro espécies de Malassezia e um filotipo que possivelmente representa uma nova espécie; além de três gêneros de bactérias. Além disso, possíveis diferenças genotípicas entre linhagens de Malassezia sp. serão investigadas através da comparação de sequencias de regiões intergências do RNA ribossomal e do gene da lipase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULINO, LUCIANA CAMPOS. New perspectives on dandruff and seborrheic dermatitis: lessons we learned from bacterial and fungal skin microbiota. EUROPEAN JOURNAL OF DERMATOLOGY, v. 27, n. 1, p. 4-7, JUN 2017. Citações Web of Science: 5.
SOARES, RENAN CARDOSO; ZANI, MARCELO BERGAMIN; BELINI BAZAN ARRUDA, ANA CAROLINA; FAVARO DE ARRUDA, LUCIA HELENA; PAULINO, LUCIANA CAMPOS. Malassezia Intra-Specific Diversity and Potentially New Species in the Skin Microbiota from Brazilian Healthy Subjects and Seborrheic Dermatitis Patients. PLoS One, v. 10, n. 2 FEB 19 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.