Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia analgésica de duas doses diferentes de metadona quando comparadas com uma dose de tramadol, em cadelas submetidas à mastectomia parcial

Resumo

O presente estudo tem como objetivos determinar a dose de 0,2 e 0,4 mg/kg de metadona no pré-operatório de cadelas submetidas à mastectomia parcial, avaliando quantitativamente sua eficácia analgésica, assim como o grau de sedação, comparar as referidas doses com o tramadol, pela via intramuscular e verificar a ocorrência de efeitos adversos da metadona. Serão utilizadas 30 cadelas, com idade entre 10 e 15 anos, com peso entre 15 e 30 kg, com padrão racial a ser estabelecido de acordo com a casuística do Hospital Veterinário (FMVZ - USP). Serão divididas em três grupos: ME 0,2, ME 0,4 e TR 4. Todos estes fármacos serão administrados por via intramuscular, como medicação pré-anestésica. A indução anestésica será feita mediante administração de 5mg/kg de propofol pela via intravenosa e os animais serão intubados e mantidos sob anestesia com isofluorano em 100% de oxigênio, em circuito de anestesia com reinalação. As avaliações de dor serão realizadas de maneira subjetiva e objetiva, e por meio dos filamentos de Von Frey. Animais como avaliação de dor, superior ou igual a 4, receberão medicação resgate composta de 0,5 mg/kg de morfina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, LARISSA B.; COTES, LOURENCO C.; KAHVEGIAN, MARCIA A. P.; RIZZO, MARIA FERNANDA C. I.; OTSUKI, DENISE A.; FERRIGNO, CASSIO R. A.; FANTONI, DENISE T. Evaluation of the effects of methadone and tramadol on postoperative analgesia and serum interleukin-6 in dogs undergoing orthopaedic surgery. BMC Veterinary Research, v. 10, SEP 6 2014. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.