Busca avançada
Ano de início
Entree

Potêncialização de agentes quimioterápicos através de siRNA para silenciamento de processos de reparo de DNA

Processo: 07/54628-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2008 - 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Carlos Frederico Martins Menck
Beneficiário:Carlos Frederico Martins Menck
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genes  Reparo do DNA  RNA interferente pequeno  Inativação gênica  Neoplasias  Células tumorais cultivadas  Citotoxicidade 

Resumo

O tratamento clínico das neoplasias tem avançado consideravelmente nas ultimas décadas, mas o câncer ainda é uma das principais causas de morte no país e no mundo. Estimativas de incidência de câncer no Brasil divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA-RJ em 2006 apontaram 472.050 novos casos que, excluídos os casos de pele não melanoma, revelaram elevada prevalência para mama (49.000 casos), próstata (47.000), pulmão (27.000), cólon e reto (25.000), estômago (23.000) e colo de útero (19.000), distribuição semelhante à que ocorre no restante do mundo industrializado ocidental. Atualmente, os principais métodos de tratamento ainda consistem em utilização de radioterapia e quimioterapia, processos que apresentam limitações, consequentes dos efeitos colaterais indesejáveis ao paciente e do desenvolvimento de resistência pelas células tumorais. A atividade da maior parte dos agentes terapêuticos se deve à citotoxicidade provocada pela indução de lesões no DNA dessas células. Entretanto, sistemas de proteção ao seu genoma celular, conhecidos como reparo de DNA, reduzem consideravelmente a eficácia dos tratamentos e estão entre os principais mecanismos de resistência à terapia, particularmente nas células capazes de hipertrofiarem essas vias. A inibição do reparo de DNA por meio de produtos farmacológicos começa a ser utilizada, portanto, como uma das estratégias mais promissoras e que busca potencializar os efeitos de agentes quimioterápicos ou radioaterápicos. Neste projeto pretendemos empregar tecnologia inovadora na busca de inibidores específicos para vias de reparo de DNA por meio de silenciamento com RNA de interferência (siRNA). Em uma etapa inicial buscaremos genes e vias de reparo que possam ser candidatos a alvo para inibição. Esses testes serão efetuados em culturas de células com linhagens mutadas para os genes de reparo de DNA em primeira fase do projeto, considerada de screening... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, WANESSA C.; VARANI, ALESSANDRO M.; MENCK, CARLOS F. M. NAD Biosynthesis Evolution in Bacteria: Lateral Gene Transfer of Kynurenine Pathway in Xanthomonadales and Flavobacteriales. Molecular Biology and Evolution, v. 26, n. 2, p. 399-406, Feb. 2009. Citações Web of Science: 27.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.