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O intérprete de língua de sinais: investigando aspectos de sua atuação na educação infantil e no ensino fundamental

Processo: 05/00443-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Linguagem gestual  Língua Brasileira de Sinais  Pessoas com deficiência auditiva  Intérpretes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Inclusiva | Lingua Brasileira De Sinais | Surdez | Fonoaudiologia

Resumo

A educação dos surdos é um tema polêmico e atual. O aluno surdo após anos de escolarização não apresenta um desempenho acadêmico satisfatório e os objetivos centrais da educação básica não são, em geral, alcançados. Estudos recentes indicam que a questão principal para esse fracasso é o fato da condição lingüística especial da comunidade surda não ser respeitada. Os conteúdos escolares são ministrados em Português, língua essa, freqüentemente inacessível para a comunidade surda. A opção pela política educacional de Inclusão Escolar, coloca para a Educação Brasileira um problema adicional, qual seja educar os sujeitos surdos, em classes do ensino regular, levando em conta suas peculiaridades. Uma das estratégias para o atendimento dessas necessidades é a inserção de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais juntamente com o aluno em sala de aula, buscando garantir seu acesso lingüístico aos conteúdos trabalhados. Esse projeto visa entrevistar intérpretes envolvidos em uma proposta de Inclusão com tais características, em uma escola municipal de educação infantil e em uma escola municipal de ensino fundamental, procurando melhor compreender essa experiência; discutir sua pertinência no atendimento às necessidades da comunidade surda, e conhecer melhor as especificidades do trabalho deste profissional nos diferentes níveis de ensino. (AU)

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