Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estatística e ondeleta das relações Sol-Terra

Processo: 05/00511-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2005 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Maurício José Alves Bolzam
Beneficiário:Maurício José Alves Bolzam
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Turbulência  Geomagnetismo  Sol  Terra (planeta) 

Resumo

A turbulência constitui um dos problemas ainda em aberto da Física Clássica. Dada a impossibilidade computacional de estudá-la através das equações de Navier-Stokes, muitos autores buscaram estudar a problemática da turbulência hidrodinâmica (HD) através de métodos estatísticos. Esta abordagem estatística, através das chamadas Funções de Densidade de Probabilidade (PDFs), tem permitido compreender melhor os chamados fenômenos intermitentes da turbulência. A possibilidade de tratar as variáveis da relação Sol-Terra, vento solar, densidade de prótons, dentre outras, dentro de uma abordagem dada pela clássica teoria da Turbulência Kolmogoroviana, permite estudá-las fazendo uso de ferramentas estatísticas comumente utilizadas na Turbulência HD. Com esse enfoque, o uso da Mecânica Estatística como a Termoestatística Generalizada (TEG) de Tsallis (Tsallis, 1988), abre a oportunidade de introduzir conceitos novos para explicar alguns fenômenos do sistema Sol-Terra (Burlaga e Viñas, 2004; Bolzan et al., 2005a). Entretanto, houve pouco aprofundamento físico sobre as chamadas Estruturas Coerentes (ECs) e fenômenos intermitentes que agem sobre estas e outras possíveis variáveis do sistema Sol-Terra. Para melhorar a caracterização destas ECs e da intermitência, faz-se necessário utilizar ferramentas de análises de sinais mais robustas, ou seja, que levam em conta a não estacionaridade destes sinais. Uma destas ferramentas é dada pela Transformada em Ondeletas (TO), na sua forma contínua e discreta. A principal proposta deste projeto é o de estudar as relações do sistema Sol-Terra, através da aplicação de métodos estatísticos e Transformada em Ondeletas... (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAURÍCIO JOSÉ ALVES BOLZAN. Transformada em ondeleta: uma necessidade. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 4, p. 563-567, 2006.
MAURÍCIO JOSÉ ALVES BOLZAN; PAULO CESAR VIEIRA. Wavelet analysis of the wind velocity and temperature variability in the Amazon Forest. Brazilian Journal of Physics, v. 36, n. 4a, p. 1217-1222, Dez. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.