Busca avançada
Ano de início
Entree

Ativação da proteinoquinase acoplada à integrina (ILK) e via de sinalização WNT após lesão do podócito em doença proteinúrica: um possível mecanismo patogenético

Resumo

Como componente da barreira de filtração glomerular, o podócito é alvo de lesão em muitas doenças glomerulares, e alterações no seu fenótipo, incluindo simplificação dos processos podocitários e seu descolamento da membrana basal (MBG), ocorrem virtualmente em todas as doenças proteinúricas. Ele se dispõe na parte externa do capilar glomerular, conectado através de ramificações citoplasmáticas aos processos podocitários que se ancoram na MBG. Essa ancoragem é mediada pelo complexo integrina-alfa3beta1 presente nos contatos focais na região basal dos pedicelos os quais se ligam a uma estrutura contrátil composta de actina, miosina, a-actinina, talina e vinculina. O bloqueio das integrinas glomerulares com anticorpo ou peptídeos RGD culminam em proteinúria e camundongos nocautes para alfa3-integrina, apresentam quadro de síndrome nefrótica. As integrinas são capazes de ativar uma grande variedade de vias de sinalização muito embora elas não possuam atividade enzimática intrínseca. Estudos bioquímicos já identificaram várias moléculas potencialmente reguladoras no citoesqueleto que interagem diretamente com as subunidades beta das integrinas. Para as integrinas b1 já foi identificado acoplamento direto in vitro com talina, alfa-actinina, tensina, quinase de adesão focal (FAK) e quinase acoplada à integrina. A quinase acoplada à integrina (ILK) é uma proteinoquinase serina/treonina recentemente identificada, que se associa com os domínios citoplasmáticos das subunidades beta1 e beta3 da integrina e está envolvida em transdução bidirecional de sinal, através da ligação da integrina a moléculas de matriz... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAVES, MARCELO A.; REQUIAO-MOURA, LUCIO R.; SOARES, MARIA F.; SILVA-JUNIOR, JOSE A.; MASTROIANNI-KIRSZTAJN, GIANNA; TEIXEIRA, VICENTE P. C. Podocyte Wnt/beta-catenin pathway is activated by integrin-linked kinase in clinical and experimental focal segmental glomerulosclerosis. JOURNAL OF NEPHROLOGY, v. 25, n. 3, p. 401-409, MAY-JUN 2012. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.