Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de microemulsões para aplicação na terapia fotodinâmica tópica com o ácido 5-aminolevulínico (ALA)

Processo: 05/01698-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2005 - 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Renata Fonseca Vianna Lopez
Beneficiário:Renata Fonseca Vianna Lopez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos fotossensibilizantes  Pele  Microemulsão  Terapia fotodinâmica  Fotoquimioterapia  Emulsões (formas farmacêuticas)  Ácido aminolevulínico  Biodisponibilidade  Neoplasias cutâneas  Terapêutica 

Resumo

A Terapia Fotodinâmica (TFD) constitui uma modalidade terapêutica inovadora para o tratamento do câncer de pele. As pesquisas nessa área estão direcionadas ao estudo de fotossensibilizadores e precursores destes, bem como de sistemas de liberação que otimizem sua penetração e localização no tecido alvo. O ácido 5-aminolevulínico (ALA), precursor do agente fotossensível protoporfirina IX (PpIX), tem sido a substância mais empregada no tratamento tópico, associado a TFD, de tumores cutâneos. No entanto, sua biodisponibilidade local é normalmente insuficiente para produzir um efeito terapêutico completo. Os ésteres do ALA, em especial o metil-ALA (m-ALA) e o hexil-ALA (h-ALA), devido a sua maior lipofilicidade em relação ao precursor ALA, são hoje muito estudados na tentativa de aumentar a penetração cutânea da molécula mãe, mas tendem a ficar mais retidos na pele e assim, aumentar o tempo de latência (lag time) da formulação. A microemulsão é um sistema de liberação de fármacos moderno que, quando bem elaborada, tem o potencial de facilitar a penetração na pele tanto de substâncias hidro como lipofílicas. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é obter e caracterizar microemulsões contendo um precursor da PpIX hidrofílico, o ALA, e um lipofílico, o h-ALA, na tentativa de entender e otimizar a penetração cutânea in vitro e in vivo dessas substâncias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES DE CAMPOS ARAUJO, LUCIANA MATTOSO; THOMAZINE, JOSE ANTONIO; VIANNA LOPEZ, RENATA FONSECA. Development of microemulsions to topically deliver 5-aminolevulinic acid in photodynamic therapy. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 75, n. 1, p. 48-55, MAY 2010. Citações Web of Science: 48.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.