Busca avançada
Ano de início
Entree

Seguimento de uma coorte de sessenta anos e mais no município de Botucatu (SP)

Processo: 05/02510-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2005 - 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Tania Ruiz
Beneficiário:Tania Ruiz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus  Idosos  Avaliação geriátrica  Inquéritos epidemiológicos  Qualidade de vida  Botucatu (SP) 

Resumo

Com o aumento proporcional do segmento idoso da população brasileira, estudos de sobrevivência e sobre satisfação e qualidade de vida têm muito a contribuir para a definição de políticas públicas. Este projeto dará seguimento a um inquérito domiciliar já realizado no município de Botucatu, no ano de 2003, cujos primeiros resultados apontam para a existência de 4 perfis de idosos na população. 1. idosos com boa situação financeira e exercendo plenamente suas funções vitais; 2. idosos hipertensos, motivados, preservando vida social e que valorizaram como qualidade de vida o lazer; 3. idosos portadores de enfermidades, que declararam fumar e ingerir bebidas alcoólicas e que valorizaram como qualidade de vida cumprir suas obrigações. 4. idosos que realizavam trabalhos voluntários, que se disseram satisfeitos com a família e com sua casa e que valorizaram como qualidade de vida cultivar valores interiores. Pretende-se retornar ao campo caracterizando-se desta forma um seguimento de uma coorte e ao mesmo tempo, complementando-se os dados do estudo anterior... (AU)