Auxílio à pesquisa 05/02998-2 - Técnicas biossensoriais, Biomateriais - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de biossensores microgravimétricos por meio da técnica de filmes automontados

Processo: 05/02998-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ronaldo Censi Faria
Beneficiário:Ronaldo Censi Faria
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais  Biomateriais  Biofilmes  Lectinas  Carboidratos  Técnica de automontagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biossensores | Filmes Automontados | Jacalina | Lectina | Microbalanca De Cristal Quartz | Sensores e biossensores

Resumo

O presente projeto propõe o desenvolvimento de biossensores microgravimétricos utilizando lectinas como material ativo, imobilizadas por meio da técnica de filmes automontados sobre o eletrodo de ouro do cristal de quartzo. A técnica de microbalança de cristal de quartzo será empregada como sistema transdutor monitorando-se a variação de frequência do cristal. A imobilização da proteína via filmes automontados será caracterizada por meio de medidas de variação de massa in situ, por medidas de espectroscopia de reflectância na região do infravermelho e por medidas de impedância eletroacústica do cristal de quartzo que serão realizadas em parceria com o Dr. Paulo R. Bueno (IQ-UNESP-Araraquara). Como biomaterial, pretende-se utilizar as lectinas obtidas de semente de jaca (artocarpus integrifolia) que serão fornecidas pela Profa. Dra. Maria Cristina Roque Barreira (FM-USP-RP). A interação da lectina com diferentes monossacarídeos será avaliada com o objetivo de estudar qual carboidrato possui maior afinidade pela lectina, de forma a desenvolver um método para determinar as constantes de afinidade entre lectina e carboidrato. Uma vez que a as lectinas possuem alta afinidade por diferentes glicoconjugados, estudar-se-á a resposta do biossensor a estes analitos, com relação a sensibilidade, seletividade, limite de detecção e tempo de vida do biossensor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDROSO‚ M.M.; WATANABE‚ A.M.; ROQUE-BARREIRA‚ M.C.; BUENO‚ P.R.; FARIA‚ R.C.. Quartz Crystal Microbalance monitoring the real-time binding of lectin with carbohydrate with high and low molecular mass. Microchemical Journal, v. 89, n. 2, p. 153-158, . (06/05746-7, 02/06693-3, 05/02998-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: