Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da preferência podal e de assimetrias laterais de desempenho na tarefa de chute de potência

Processo: 05/01292-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2005 - 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Luis Augusto Teixeira
Beneficiário:Luis Augusto Teixeira
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade motora  Lateralidade funcional  Amplitude de movimento articular  Futebol 

Resumo

A proposta desse projeto é analisar a fase inicial do desenvolvimento da preferência podal e de assimetrias laterais de desempenho na habilidade de chutar uma bola com potência. Os participantes da pesquisa serão meninos praticantes de futebol na faixa etária de 6 a 10 anos. Serão colocados marcadores nas principais articulações, e as crianças serão filmadas no desempenho do chute com a perna preferida e com a perna não-preferida. A análise das assimetrias de desempenho será feita em função de diferentes parâmetros cinemáticos. A análise da preferência podal será feita através de observação da preferência de uso por uma das pernas em diferentes tarefas motoras. Nossa hipótese é de que a assimetria de desempenho se mantenha estável durante esse período de desenvolvimento das crianças, enquanto que a preferência podal poderia ser fortalecida pela prática sistemática do futebol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOCCI TEIXEIRA, MARIA CANDIDA; TEIXEIRA, LUIS AUGUSTO. Leg Preference and Interlateral Performance Asymmetry in Soccer Player Children. DEVELOPMENTAL PSYCHOBIOLOGY, v. 50, n. 8, p. 799-806, DEC 2008. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.