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Sistema de navegação e controle para Vant (veículo aéreo não tripulado)

Processo: 05/59956-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de junho de 2006 - 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Sistemas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Valter Ricardo Schad
Beneficiário:Valter Ricardo Schad
Empresa:Empresa Brasileira de Veículos Aéreos Não Tripulados Ltda (EMBRAVANT)
Município: São José dos Campos
Bolsa(s) vinculada(s):06/60606-6 - Sistema de navegação e controle para VANT (veiculo aéreo não-tripulado), BP.PIPE
Assunto(s):Aeronaves  Aeronaves não tripuladas  Controle de aeronaves 

Resumo

Desenvolver um sistema de navegação e controle para um VANT de baixo custa para aplicação civil. Compreende o desenvolvimento do hardware e software de bordo e da estação de controle, e do software de projeto do sistema. O projeto desenvolvimento de VANT (Veículo aéreo não-tripulado) foi iniciado em abril de 2003 pelo engenheiro Marco Antonio de Queiroz Vianna, focado na aplicação civil e com características multifuncionais, adaptado às condições e realidade brasileiras, particularmente no que tange a baixo custo com capacidade de desenvolver aplicações tais como: transporte, topografia, imageamento em geral (aerofotográficos, aerofilmagens, etc.); supervisão e reconhecimento geral e específico; levantamento de dados e imagens de aplicação agrícola, pecuária, geológica, biológica, ambiental, etc.; aspersão de veneno pesticida, herbicida, catalisadores biológicos e químicos, sementes, etc.; pesquisa; aplicação didática de plataforma em Universidade e outros órgãos de ensino e treinamento; serviços de publicidade e propaganda; outros. Dois protótipos já foram construídos até a presente data. Tendo chegado a esse estágio de desenvolvimento, o engenheiro Marco Antonio se associou a dois profissionais com mais de 25 anos de experiência na área de sistemas de navegação e controle, para desenvolver a etapa seguinte do projeto, que compreende o sistema de navegação e controle autônomos do veículo, e a estação de solo. A EMBRAVANT vai realizar os seus desenvolvimento em estreita relação com a NAVCON Navegação e Controle, de propriedade do Eng. Valter Ricardo Schad e Eng. Cláudio Pires, em que esta atua de forma complementar, como fornecedora da instrumentação GPS e inercial, e processador de bordo, ficando a EMBRAVANT encarregada do desenvolvimento do software de navegação e controle, que inclui toda a operação sistêmica da parte de solo e de bordo, incluindo-se aí o desenvolvimento de algoritmos de navegação em função da missão, algoritmos de controle, inviável para este projeto. Por ser uma empresa pioneira na tecnologia de sistemas inerciais/GPS, a NAVCON está em condições de propor soluções de baixo custo, que utilizam tecnologias emergentes nessa área. (AU)

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